Por mais que sejamos criativos na hora de decorar a casa, novas ideias sempre são bem-vindas. E por que não usar a tecnologia para ir um pouco mais além da imaginação? Pensando nisso foi criado o aplicativo Interior AI, que usa a inteligência artificial para sugerir alternativas para dar um novo visual aos cômodos.
Um dos grandes atrativos do aplicativo é que a inteligência artificial trabalha em cima de imagens da sua própria casa – ou escritório, bar, loja, etc. E é tudo muito simples. Basta fazer o upload de imagens do espaço escolhido para o app instalado no celular ou diretamente no site.
Desenvolvido pelo programador holandês Levelsio, o aplicativo de realidade aumentada para decoração já trabalhou em cerca de 100 mil ambientes. Tem versões gratuita e paga (Pro).
Como a inteligência artificial trabalha para você
Além de muito prático e criativo, o app de inteligência artificial é também muito divertido. Ele permite uma infinidade de combinações nos mais diferentes estilos.
O funcionamento é parecido com os dos filtros do Instagram. Basicamente, você faz uma foto de um cômodo, a partir de uma de suas quinas para ter um ângulo mais amplo.
Depois basta clicar no botão correspondente ao estilo que você quer ver: moderno, clássico, tropical, biofílico, Boho, art deco, minimalista, tropical, tribal, zern, barroca e por aí vai.
Para garantir a sua privacidade, as fotos e renderizações são excluídas automaticamente após 15 minutos. Mas você também pode escolher alguns critérios, como a privacidade e resolução das imagens.
O que fica e o que muda
A partir daí você tem versões bem diferentes de decoração para cada cômodo que escolher. Mas a inteligência artificial não muda absolutamente tudo. A AI reconhece e respeita a posição de objetos grandes, como mesas, sofás e armários. O ambiente ao redor é então redesenhado de acordo com o estilo escolhido, sempre guardando as proporções do espaço.
Para isso, o sistema também usa a tecnologia de realidade aumentada (RA), que completa a interação entre os ambientes virtuais e o mundo físico adicionando elementos alinhados com a visão do usuário.
A parte chata é que algumas das escolhas e estilos só estão disponíveis na versão paga do aplicativo. E, nesse caso, o preço é meio salgadinho: US$69 por mês – mais ou menos R$360.
Mas para quem trabalha com home staging ou é um decorador profissional provavelmente vale a pena incluir o valor no orçamento e ter essa ajuda a mais da inteligência artificial.
Fonte: Hypeness