O preço do aluguel no Rio de Janeiro teve um aumento de 16,32% nos últimos 12 meses, enquanto em São Paulo o aumento foi de 12,26%, segundo relatório do Imovelweb. A gerente de Locação da Precisão Empreendimentos Imobiliários, Daniele Souza, aponta que o mercado aquecido e a falta de oferta de imóveis são os principais motivos por trás do aumento significativo dos preços. O valor médio mensal do aluguel em fevereiro ficou em torno de R$3.690,23.
“Mesmo com essa alta de valor, a procura está enorme. Já registramos um crescimento de 20% na demanda no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado” Comenta, Daniele.
Além disso, está havendo uma recomposição de preços por parte dos proprietários dos imóveis após a pandemia, após os descontos na fase inicial da crise sanitária.
Para Leonardo Paz, CEO do Imovelweb, o cenário atual propicia uma demanda maior por locação, o que se reflete também no incremento dos valores. Enquanto isso, o IGP-M, considerado o índice do aluguel, teve reajuste de 1,86% no acumulado de 12 meses. O que aconteceu durante a pandemia é que muitos proprietários mudaram o índice de indexação do contrato para o IPCA porque o IGP-M chegou a registrar alta de 30%. Agora, o índice que mede a inflação oficial está em 5,6% no acumulado de 12 meses.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Globo