A plataforma de aluguel, compra e venda de imóveis QuintoAndar acaba de lançar uma nova modalidade de locação: o aluguel sem administração. E apenas nos primeiros dez dias de lançamento já aumentou em 7% a quantidade de imóveis novos na plataforma.
A ideia é captar um tipo de cliente que é avesso à administração de terceiros. De acordo com a empresa, toda a gestão é feita diretamente entre proprietário e inquilino, sem a participação do QuintoAndar.
O diretor de Produto de Aluguel, Caio Oliveira, o foco são proprietários que moram no mesmo edifício e preferem ter contato direto com o inquilino ou que já têm vários imóveis alugados e uma estrutura montada para essa gestão.
Sem taxa de administração do aluguel
Assim, na verdade o funcionamento do “aluguel sem administração” é bem simples, e é claro, sem taxa de administração. Portanto, proprietário e inquilino também não contam com os benefícios do modelo tradicional de locação.
Mas o sistema é bem simples. Basta o proprietário optar por este tipo de contrato no momento da publicação do anúncio na plataforma. E os interessados pelo imóvel encontram essa informação junto às demais características do imóvel na página de detalhes.
Daí em diante, até a assinatura do contrato, todos os trâmites são os mesmos que os dos imóveis administrados pela QuintoAndar. Proprietário e inquilino também contam com agendamento online de visitas, vistoria de entrada e assinatura do contrato digital.
Assim como a taxa de corretagem, que segue o mesmo modelo do contrato administrado pela empresa e é paga pelo proprietário na cobrança do primeiro aluguel.
Garantia tem que ser da plataforma
No entanto, há uma exigência para o inquilino: no contrato de aluguel sem administração ele tem que contratar a fiança simples do QuintoAndar. Nesse tipo de garantia locatícia o valor varia de acordo com o perfil de crédito do inquilino e das características do imóvel.
E você, o que acha dessa novidade? Vai impactar na concorrência ainda mais acirrada com as imobiliárias?
Fonte: Exame