O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) divulgou nesta quarta-feira (6) os dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR) referentes ao mês de fevereiro. Segundo o relatório, os aluguéis residenciais registraram um aumento de 1,79% neste mês, após uma alta de 4,34% em janeiro.
No acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro, o IVAR apresentou uma elevação de 8,38%, em comparação com um avanço de 7,6% no período anterior, encerrado em janeiro. O IVAR foi desenvolvido para acompanhar a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais no mercado imobiliário brasileiro, utilizando informações provenientes de contratos firmados entre locadores e locatários, intermediados por empresas administradoras de imóveis.
O índice de aluguel residencial da FGV, que anteriormente coletava informações de anúncios de imóveis para locação, revelou algumas tendências interessantes nas quatro principais capitais brasileiras. Em São Paulo, houve uma desaceleração no aumento dos aluguéis, passando de 3,66% em janeiro para 2,95% em fevereiro.
Já no Rio de Janeiro, o índice subiu de 1,29% para 3,63% no mesmo período. Belo Horizonte apresentou uma mudança, indo de uma queda de 0,16% para um aumento de 6,41%, enquanto Porto Alegre experimentou uma inversão de tendência, com um declínio de 9,86% para 3,9%.
No acumulado dos últimos 12 meses, os aluguéis mostraram um aumento de 6,61% em São Paulo, 11,01% em Belo Horizonte, 8,64% no Rio de Janeiro e 8,36% em Porto Alegre.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Daniela Amorim à CNN Brasil