No Reino Unido, morar em imóveis compartilhados não é típico apenas para jovens. Desde 2011 houve um aumento de 239% entre as pessoas na faixa de 55 e 64 anos que procuram esse tipo de moradia no país. Já entre adultos de 45 a 54 anos houve aumento foi de 114%. Mas a maior parte da procura por esse tipo de habitação é por pessoas entre 25 e 34 anos. Os dados são do maior site de aluguéis compartilhados no país, o SpareRoom, e refletem uma causa comum: a alta dos aluguéis.
Economizar morando com outras pessoas tem sido a saída de muitas pessoas, como a britânica Karen Miles, de 66 anos. Com o aumento do aluguel, Karen não conseguiu arcar sozinha com as despesas de um espaço só dela. Então a saída encontrada foi dividir uma casa com outras 13 pessoas. E as idades variam de 20 a 50 anos.
Apesar da busca por um apartamento de quarto e sala continuar, Karen tem tido dificuldades para encontrar um valor acessível. E a opção de morar com amigas é cada vez mais restrita nessa faixa etária, já que muitos têm marido e família.
Alta dos aluguéis: poucas opções para os idosos
Anteriormente Karen morava em um apartamento de dois quartos próximo a Eastbourne, cidade no sudeste da Inglaterra. Mas as dificuldades com a alta dos aluguéis e o pagamento das contas a levaram para um imóvel compartilhado
No entanto, a solução não é fácil para os idosos. Apesar da companhia para conversar, Karen diz que muitas vezes entra em atrito com os moradores mais novos, seja pelo barulho, seja pela sujeira em ambientes comuns.
E não tendem a socializar juntos. Além das dificuldades para encontrar outras pessoas da mesma idade para dividir a casa, muitos sofrem com o fato de ainda existir o estigma de morar em um local compartilhado a partir de uma certa idade.
Inquilinos estão envelhecendo
Para a analista de finanças Sarah Coles, além da alta do aluguéis, os números oficiais do Escritório de Estatísticas Nacionais também indicam que os inquilinos estão envelhecendo.
Assim, a crise do custo de vida é sentida mais pelos inquilinos do que por aqueles que são donos dos seus próprios imóveis, pois os locatários gastam uma proporção maior de sua renda em moradia.
Também é a opinião do diretor de comunicação da SpareRoom, Matt Hutchinson. Para ele, a a alta dos aluguéis é a principal razão de tantos idosos estarem morando em imóveis compartilhados.
Para ele, antes eram mais fácil pessoas que terminaram um relacionamento longo, por exemplo, comprar ou alugar um apartamento de um quarto. Entretanto, agora isso está cada vez mais difícil no atual cenário. E ele acredita que a tendência continuará à medida que os valores de habitação e outros custos aumentarem ainda mais.
Fonte: Folha Uol