O cenário habitacional para jovens está passando por uma transformação, indicando uma mudança na tendência de permanecer na casa dos pais após os 30 anos. De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, 57% dos empréstimos para a compra de imóveis são agora destinados a indivíduos com menos de 35 anos. Notavelmente, 80% dos clientes de imobiliárias pertencem à faixa etária de 25 a 35 anos, representando 30% dos compradores de imóveis na planta.
Essa mudança é atribuída a fatores como a busca por oportunidades de estudo e emprego em locais diferentes, além das facilidades de financiamento oferecidas por diferentes modalidades e bancos. Os jovens compradores estão procurando apartamentos compactos com até 45m², equipados com instalações de lazer como academia e piscina, e localizados próximos a estações de metrô e a uma infraestrutura de comércio e serviços.
O mercado imobiliário está se adaptando a essa nova realidade, ajustando sua oferta para atender às preferências desse público. Além disso, as empresas do setor reconhecem a necessidade de oferecer ferramentas tecnologicamente avançadas para auxiliar os jovens na busca por seus imóveis ideais. Esse público, altamente conectado à tecnologia, busca não apenas moradia, mas também experiências de vida que envolvam conforto, praticidade e segurança.
O crescente uso de plataformas virtuais na busca por imóveis, destaca-se o papel significativo do Meu Imóvel, que, em apenas oito anos, gerou mais de 1 milhão de leads e participou de mais de 12 mil vendas, movimentando mais de R$6 bilhões no mercado imobiliário. Essas plataformas, em parceria com grandes construtoras e incorporadoras, buscam conquistar o público mais jovem por meio de investimentos em tecnologias como Geolocalização e Inteligência Artificial.
O objetivo é ampliar as opções dentro do perfil do usuário, tornando a busca mais precisa, e otimizar o contato inicial entre clientes e vendedores no início do funil de atendimento, proporcionando respostas rápidas e diretas para dúvidas iniciais.
A transformação no setor imobiliário está sendo impulsionada por facilidades que alteram a maneira como as empresas operam. Com um atendimento mais rápido e dinâmico, adaptado às necessidades específicas dos clientes, especialmente os mais jovens, o segmento está alcançando eficiência e atendendo a toda a sua audiência. Essa abordagem ágil e centrada no cliente emerge como o caminho para o crescimento sustentável no setor imobiliário.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Suno Notícias