Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), e divulgado no Radar Febraban, a aquisição de um imóvel continua sendo a principal aspiração para 31% dos brasileiros. A pesquisa, que contou com a participação de duas mil pessoas em todas as cinco regiões do país, destaca que esse desejo supera outras metas, como investir em poupança (19%), em outros investimentos bancários (25%) e reformar a casa (21%).
Mais do que um investimento financeiro, a compra da casa própria é vista como um caminho para alcançar estabilidade, segurança e, acima de tudo, qualidade de vida. Esse sonho é compartilhado por milhões de brasileiros, e a Caixa Econômica Federal tem desempenhado um papel fundamental na realização desse objetivo. Somente em 2023, a CAIXA ajudou quase 3 milhões de pessoas a conquistarem sua casa própria, consolidando-se como a maior parceira do Brasil na área de habitação.
Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica no final de 2023 revelou que os jovens brasileiros, entre 21 e 26 anos, também estão altamente motivados a comprar sua casa própria. Na faixa etária, 46% dos entrevistados expressaram a intenção de adquirir um imóvel nos próximos dois anos, movidos principalmente pelo desejo de parar de pagar aluguel, sair da casa dos pais ou se casar.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas da CNN