A influência da tecnologia em todas as áreas é inegável, assim como as mudanças profundas trazidas para a sociedade. O impacto direto na forma como as pessoas consomem conteúdo, bens e se comunicam tem feito várias profissões se reinventarem. Assim, ser um corretor digital é adaptar sua profissão aos novos tempos.
O mundo analógico no qual vivemos por tantas décadas praticamente acabou. A transformação digital atingiu todos os setores, mas um dos mais beneficiados foi o imobiliário. Por isso, ser um corretor digital é dar um upgrade na carreira. É alavancar resultados e experienciar novas formas de fazer negócios muito mais lucrativas.
Mas não desanime se você ainda é um corretor dos velhos tempos ou se está começando no mercado. A transformação digital não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário. A tecnologia simplifica a rotina, otimiza processos e facilita a gestão da sua equipe e da imobiliária como todo. E tudo isso de forma bem prática. Aliás, se você é um corretor iniciante, esse conteúdo é perfeito para você.
Porém, é claro que tudo tem um começo e é dele que nós vamos falar aqui hoje. Veja como pode ser fácil se tornar um corretor digital e participar ativamente desse novo mundo de oportunidades.
O que é um corretor digital?
Antes de mais nada é importante entender o que significa ser um corretor digital. Na verdade o conceito vai bem além do simples uso da tecnologia. É também um estilo de vida, uma mudança cultural. Então para facilitar, separamos algumas características desse novo profissional.
- Não tem medo de testar novas ferramentas e quer conhecer todas até encontrar as que melhor respondem ao seu perfil;
- Busca resultados sempre melhores para seus clientes e não mede esforços para agregar valor aos seus serviços;
- Busca mais liberdade no trabalho, mais flexibilidade e ganhos sempre maiores;
- Quer estar a par das novidades do mercado e experimentar novas tecnologias;
- Tem espírito empreendedor e está sempre tentando ver além da concorrência;
- Gosta de experimentar coisas novas que podem gerar resultados diferentes.
Se você tem alguma dessas características já é um bom começo. Pesquisa da Datastore mostra que 64% dos corretores dizem ser adeptos à tecnologia, mas 31% dos que gostam têm dificuldades em mexer com algumas ferramentas.
Por outro lado, ainda que 84% dos corretores queiram se desenvolver em marketing digital, 42% consideram a geração de leads o maior desafio. Já 40% acham que a maior dificuldade é organizar os atendimentos.
Dessa forma, a primeira dica é buscar plataformas digitais e aplicativos que realmente sejam intuitivos, fáceis de usar. A integração de funcionalidades, como WhatsApp no site e com os portais imobiliários, também facilitam bastante o manuseio da tecnologia.
A tempo, se para você gerar leads qualificados também tem sido um problema, nesse artigo nós temos ótimas dicas para você.
Então o que fazer para se tornar um corretor digital?
O corretor digital também é chamado de corretor 2.0 em contraponto ao corretor 1.0 – aquele tradicional, que faz pouco ou nenhum uso da tecnologia, mas já percebeu que sem ela não vai muito longe no cenário imobiliário atual.
Saia da zona de conforto
Então o primeiro passo para se tornar um corretor digital é, realmente, sair da zona de conforto. Afinal, você não quer ficar estagnado. E no ritmo que a transformação digital anda, da estagnação para o desaparecimento no mercado é um passo rápido.
A tecnologia otimiza vários processos do dia a dia, desde funções básicas, mas que tomam tempo quando feitas manualmente – como enviar e-mails de cobrança e organização de rodízios no plantão – até questões complexas como a saúde financeira da imobiliária.
Mas a questão é que não basta entender isso, é preciso colocar em prática, saindo do básico. Assim, conhecer as tecnologias oferecidas pelo mercado é muito importante, até porque o consumidor já conhece várias delas. E você ainda pode ir além da expectativa do seu lead oferecendo muito mais.
A propósito, clicando aqui você sabe tudo sobre como atender as expectativas do novo consumidor imobiliário.
Entenda que a tecnologia é sua aliada
Portanto, tenha em mente que a tecnologia é sua aliada. Um CRM (Customer Relationship Manager) é fundamental para coletar dados que vão ajudar o corretor digital a criar ações mais assertivas, gerando mais engajamento e reduzindo o tempo de negociação.
Quanto mais você conhecer o seu cliente, mais fácil e rápido será fidelizá-lo. O CRM coleta, armazena e organiza informações sobre tudo o que cada lead busca, cruzando dados para encontrar os imóveis perfeitos.
E se seu aplicativo tiver uma timeline inteligente, você ainda consegue saber facilmente onde cada lead se encontra na jornada de compra. Assim fica mais fácil encaminhá-lo pelo funil de vendas. Para saber mais sobre como o funil de vendas pode ajudar você a vender mais nós preparamos esse conteúdo.
Não tenha medo de buscar parcerias
Claro que você quer estar sempre à frente da concorrência, mas muitas vezes isso significa fazer parcerias. O corretor digital entende isso e usa a tecnologia para aumentar seu networking e encontrar parcerias valiosas e seguras.
Há plataformas que disponibilizam redes sociais de negócios onde você pode criar sua própria rede com corretores conhecidos, gerar uma rede nova através de geolocalização ou entrar em uma rede de alguém. E há formas seguras de buscar matches sem correr riscos. Nesse conteúdo a gente explica como isso acontece.
Seja um profissional do seu tempo
Por outro lado, uma questão interessante é entender que o corretor digital nunca vai ficar obsoleto. Se hoje ele é um corretor 2.0, amanhã se tornará, automaticamente, um corretor 3.0, porque a tecnologia utilizada nas plataformas e aplicativos é sempre atualizada com o que há de mais moderno no mercado.
Assim, o corretor digital está também sempre atualizado, utilizando ferramentas cada vez melhores. Mas é claro que não é milagre. É uma questão de unir a sua expertise como corretor de imóveis à transformação digital, criando ambientes cada vez mais favoráveis aos negócios.
Dessa forma, o corretor digital será sempre um profissional do seu tempo, que sabe acompanhar as tendências do mercado e as exigências do consumidor. E, acredite, eles querem cada vez mais o conforto, a segurança e agilidade proporcionada pelas imobiliárias digitais.
Por falar nisso, aqui você conhece 6 dicas para se tornar uma imobiliária digital.
E então, pronto para se tornar um corretor antenado com o mercado?
Esperamos ter ajudado, até mais!