Uma pesquisa da rede QuintoAndar em parceria com o Datafolha mostrou que os imóveis no Brasil têm, em média, 25 anos. Ao todo foram entrevistadas 3.186 pessoas, a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país.
Configuração dos imóveis
Durante a pesquisa foi analisada a configuração dos imóveis, sendo aqueles com dois dormitórios os mais comuns (47%), seguidos daqueles com três quartos (39%), logo após as unidades com apenas um dormitório (14%) e aqueles de quatro quartos (9%), a minoria.
Nas classes A e B, cômodos com suíte, escritório, varanda e garagem são mais comuns. Nas classes C e D, por outro lado, os imóveis possuem uma configuração mais básica, com sala, quarto, cozinha e banheiro.
Reforma
A pesquisa mostra que 51% dos entrevistados já realizaram reformas em casa, dos quais 28% são em função de estética e acabamento, 12% para reforma estrutural, 4% para ampliação de cômodo e 2% na parte elétrica e hidráulica.
Mudança
Pelo menos 33% das pessoas que participaram do estudo pensam em mudar de imóvel nos próximos dois anos por dois motivos principais: o sonho da casa própria e a busca por mais espaço. Uma em cada três pessoas disse que mudaria de bairro. Em uma escala de 0 a 10 para a qualidade do bairro a média foi de 7,4% e 6,6% para serviços oferecidos na região.
Fonte: Exame