O primeiro trimestre de 2022 foi de crescimento para a economia brasileira. Isso porque o Produto Interno Bruto (PIB) registrou um crescimento de 1% nos 3 meses de 2022, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o Brasil ocupa a 9ª posição em crescimento, deixando para trás países como Coreia do Sul (0,8%), Suíça (0,5%), Alemanha (0,2%), França (-0,1%), Japão (-0,3%) e Estados Unidos (-1,4%).
Em termos numéricos, a economia brasileira movimentou R$2,240 trilhões entre os meses de janeiro e março. Esse crescimento foi puxado pelo setor de serviços, que representa 70% do PIB, e cresceu 1% no período, grande parte devido a pandemia em situação mais controlada e o fim das restrições.
No setor industrial, houve um avanço nas atividades de água, esgoto, gás, eletricidade e gestão de resíduos que, juntos, contabilizam 6,6%. A construção teve um crescimento de 0,8% enquanto as indústrias extrativas foram as únicas a registrar uma queda de 3,4%
Fonte: CNN