Após dez meses de aumentos consecutivos, a cidade de São Paulo registrou uma queda no preço do metro quadrado, que atingiu R$39,43 por m², uma taxa 0,2% menor que o registrado em abril.
O fim da alta temporada pela procura de aluguéis e a retração dos preços de studios e dormitórios de um quarto têm sido apontados como os principais fatores para a queda. Em março, o preço médio do metro quadrado de studios e apartamentos de um quarto caiu 0,7% em comparação com abril.
Para Thiago Reis, gerente de dados do QuintoAndar, mesmo com a queda, o mercado imobiliário em São Paulo vive um bom momento em comparação com o preço negociado no mesmo período do ano passado.
No Rio de Janeiro, por outro lado, os preços batem recordes. A alta registrada em maio foi de 1,15% em comparação com o mês de abril, e o valor por metro quadrado fechou em R$33,49, o maior desde a criação do indicador em 2019.
A alta também marca o nono aumento consecutivo. Em 12 meses, o valor médio do metro quadrado subiu 11,78%.
Segundo Thiago, “os números indicam um crescimento constante e disseminado entre os vários tipos de imóveis na cidade, reforçando a visão de um movimento generalizado de aquecimento no mercado residencial da capital.”
Todos os 23 bairros analisados tiveram valorização no último semestre, com exceção do centro, o único que registrou queda do preço do metro quadrado negociado (-1,3%). Os cinco bairros mais valorizados do Rio de Janeiro nos últimos 6 meses são:
- Ipanema +31,9%;
- Lagoa +21,3%;
- Leblon +19+1%;
- Taquara +15,5%;
- Grajaú +13,4%.
Fonte: Valor Investe