Para todos aqueles que realizaram qualquer transação imobiliária em 2021, seja compra, venda, doação ou financiamento, é preciso declarar essa operação no Imposto de Renda 2022.
Além dos dados do contribuinte, no momento da declaração é necessário completar dados como endereço, Inscrição Municipal (IPTU), a área e a matrícula, que no caso do contribuinte não ter em mãos, é preciso saber qual o cartório o imóvel está registrado.
Na aba “Bens e Direitos” do programa da receita, é preciso preencher os dados que podem ser encontrados na matrícula do imóvel, como o tipo de propriedade, data da aquisição, espécie de financiamento, se o imóvel está financiado, o valor das parcelas e a área construída.
Por meio da plataforma eletrônica Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado do Registro de Imóveis (SAEC) o contribuinte tem acesso à visualização da matrícula do imóvel e poderá fazer uma pesquisa de bens ou qualquer outro serviço relacionado ao registro imobiliário no país.
O usuário que solicitar no site do SAEC a “visualização de matrícula” poderá consultar os dados na tela do computador e salvar o arquivo em PDF ou formato impresso, sendo o custo da visualização um terço do valor de uma certidão digital.
No site é possível também localizar em qual cartório o imóvel está localizado por meio da “pesquisa de bens”, para isso basta fornecer CPF ou CNPJ. Os valores de serviços estão de acordo com a Lei de cada estado, e podem ser consultados no ato do pedido.
Fonte: Valor Investe