A reunião mais aguardada pelos investidores se aproxima. Nesta semana o Comitê de Política Monetária (COPOM) se reúne para determinar o valor da taxa básica de juros (Selic). Os especialistas preveem um ajuste de 1% na cotação, que iria para 11,75% dos atuais 10,75%.
É durante a reunião da COPOM que ocorre também o encontro do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central dos Estados Unidos (Fomc) que supervisiona e controla as operações de mercado do sistema financeiro norte-americano.
Ambas as reuniões ocorrem com a inflação nas alturas. Enquanto o encontro não ocorre, os investidores seguem analisando o cenário econômico mundial para estipular os valores, de modo mais específico se observa o conflito que ocorre entre Ucrânia e Rússia e as sanções impostas ao país chefiado pelo presidente Vladimir Putin.
Outros indicadores econômicos são divulgados no país ainda esta semana, como o índice de preços ao produtor (15/03), vendas do varejo americano em fevereiro (16/03) e os dados da população industrial na quinta-feira (17/03)
Na Europa são divulgadas as informações sobre a produção industrial da União Europeia e o Banco Central deve decidir na quinta-feira (17/03) se aumentará ou não os juros no país.
Seguindo com a lista de datas importantes, no Brasil temos nesta quinta-feira divulgados os dados do IBGE sobre a Pesquisa Mensal de Serviços, além do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central).
Na bolsa de valores, a B3 voltou a operar em seu horário normal (com encerramento às 17h). Isso porque os Estados Unidos entraram em horário de verão no último domingo (13/02).
Fonte: Infomoney