O INCC, Índice Nacional de Custo de Construção, é a taxa calculada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com o objetivo de medir o aumento dos custos dos insumos utilizados em construções habitacionais. O índice serve para reajustar as parcelas dos contratos de compras de imóveis quando estão em fase de construção, por isso seu cálculo é de extrema importância, além de influenciar diretamente no valor das parcelas de pagamento de um imóvel na planta e o preço dos imóveis novos no mercado.
Em janeiro de 2022, o INCC fechou com alta de 0,64%, somando o acumulado de 13,7% em 12 meses. Porém mesmo com o aumento do INCC de janeiro, 0,64%, em relação a dezembro de 2021, 0,3%, ainda não se pode dizer que esse resultado acende um alerta para investidores ou compradores de imóveis, já que ao comprar um apartamento na planta, você não está somente adquirindo um bem, mas também está financiando a construção desse empreendimento.
Desde o segundo semestre de 2021, o indicador veio decaindo, uma vez que atingiu seu pico histórico durante a crise sanitária (devido ao Covid-19), em junho de 2021, com a marca de 2,3% no mês. Desde então, o INCC acumulado em 12 meses segue decrescendo mês a mês, ficando abaixo de 1% em todos os meses.
Fonte Imobles