Após quase dois anos de pandemia, 2021 chega ao fim presenciando uma das transformações mais rápidas da história: a digital. De acordo com analistas no mercado imobiliário, a estimativa é que as tendências de tecnologia tenham acelerado uma década com a crise do coronavírus.
Para o mercado imobiliário, aliás, isso foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. As imobiliárias de vanguarda, que já pensavam à frente agregando soluções tecnológicas, tiraram de letra este período confuso.
As outras tiveram que correr para se adaptar sob o risco de fechar as portas. Com isso, a verdade é que o setor foi um dos poucos que não só saiu ileso da crise da Covid-19, mas com balanço bastante positivo.
No entanto, ainda tem muita coisa pela frente em termos tecnológicos. As portas foram abertas, mas o mundo continua mudando – e o mercado precisa mudar com ele.
Por isso, é preciso ficar atento às principais tendências de tecnologia para alinhar estratégias ao que 2022 reserva. Afinal, a transformação digital já chegou para todos, já é uma realidade. De agora em diante, tudo é uma questão de aperfeiçoamento de soluções cada vez mais eficientes para o setor.
IA de ponta deve dominar entre as tendências de tecnologia
A inteligência artificial (IA) promete ser a tendência de tecnologia mais transformadora já desenvolvida. Para se ter uma ideia, a expectativa do Google, por exemplo, é que a experiência seja ainda mais impactante para a Humanidade do que o fogo ou a eletricidade.
E isso está longe de ser um exagero. A próxima onda de inteligência artificial promete uma verdadeira revolução. A nova estrutura de rede deve permitir que os algoritmos rodem diretamente nos próprios devices que coletam dados.
Uma consequência direta disso é a redução dos custos de conectividade, já que esse processamento de dados local reduz tanto o uso de dados do celular quanto a largura de banda.
Além disso, a IA já está sendo usada para desenvolver tratamentos para vários tipos de câncer, explorar o espaço e enfrentar as mudanças climáticas. Imagine o que não pode fazer pelo mercado imobiliário.
Interatividade cada vez maior com a força de trabalho IA
Por isso, a maior tendência de tecnologia para 2022 são as máquinas cada vez mais capazes de tomar decisões mais precisas e mais rápidas do que as humanas.
Mas isso não pressupõe a temida substituição de pessoas por robôs. Muito pelo contrário. O que 2022 deve trazer é justamente o oposto: é a IA ajudando a impulsionar as habilidades dos profissionais de diversas áreas.
Em marketing e no mercado imobiliário isso já acontece com os softwares como serviço (SaaS). São as plataformas inteligentes que ajudam o corretor a compreender melhor seus leads, identificar clientes em potencial, criar decisões mais assertivas através da análise de dados, automatizar tarefas e gerenciar seu negócio de forma geral.
Internet 5G vai acelerar o mercado
A expectativa é que a internet 5G decole de vez em 2022, atendendo milhões de conexões para aplicativos de dados intensivos. Com isso, devem surgir novos e poderosos recursos digitais além, é claro, de uma velocidade de conexão que é, simplesmente, 100 vezes mais rápida que a 4G.
É a potencialidade da comunicação máquina a máquina em rede otimizando processos, mas também trazendo mais economia e empregos. De acordo com a pesquisa da IHS Markit, o Fórum Econômico Mundial espera que o 5G crie 22,3 milhões de empregos até 2035.
Interfaces de comunicação mais poderosas
Nos novos hábitos de consumo a comunicação das marcas com o cliente é um fator fundamental para a experiência na jornada de compra. Uma das tendências de tecnologia é o aperfeiçoamento dos assistentes de voz, agilizando buscas e pesquisas.
A expectativa é que eles passem a ser acessados de forma ainda mais fácil, sem a necessidade de digitar, abrir aplicativos e nem mesmo telas. É a interação com o cliente ficando ainda mais inteligente e ágil, encurtando o caminho entre lead e corretor.
Nesse cenário, os chatbots também ganham mais importância. Integrados à IA, devem oferecer cada vez mais uma experiência personalizada aos clientes, com conversas naturais e eficientes, ajudando na caminhada pelo funil de vendas.
Hiperautomação: mais tempo para a atuação estratégica
Pesquisa da International Data Corporation (IDC) mostra que, em 2022, 45% das tarefas de trabalho repetitivas das empresas serão automatizadas. A ideia é aumentar a produtividade das equipes, evitar erros e retrabalho e eliminar a burocracia. Com a automação de tarefas cotidianas, há mais tempo para atuações mais estratégicas.
No mercado imobiliário essa já é uma realidade bastante presente entre as empresas, mas que deve tomar dimensões ainda maiores no próximo ano. Hoje as imobiliárias digitais, por exemplo, conseguem reduzir o tempo de todo o processo de locação para apenas 15 minutos.
É uma escolha: adaptação ou ostracismo
Dessa forma, as imobiliárias que ainda trabalham de forma tradicional perdem cada vez mais competitividade. E não tem como ser diferente.
Essas tendências de tecnologia vêm preencher lacunas importantes na forma de relacionamento entre empresas e clientes, mas também entre os próprios times de corretores.
As soluções tecnológicas permitem uma análise mais rápida, porém profunda, de cada etapa do negócio, permitindo a comparação entre a performance dos corretores.
Por outro lado, também oferecem mais oportunidades através de parcerias mais seguras, além de uma gestão financeira muito mais fácil e transparente.
Mas se para as imobiliárias e incorporadoras essas tendências de tecnologia são valiosas, para o corretor autônomo uma verdadeira equipe na ponta dos dedos.
Com o Imobzi o corretor que trabalha sozinho ganha funcionalidades que seriam desempenhadas por várias outras pessoas. Só que a um custo muito menor, com mais rapidez e assertividade.
Venha conhecer o Imobzi e veja como as tendências de tecnologia podem ajudar seus negócios a subirem de patamar em 2022!