É dezembro, época de balanços e de planejamento estratégico para o novo ciclo de negócios. Em tempos de economia complicada, com alta da Selic, inflação em dois dígitos e recessão técnica, mais do que nunca é importante ficar atento às tendências do mercado imobiliário para 2022.
De um modo geral, as perspectivas são boas. Afinal, o mercado imobiliário é um dos poucos setores que sai de 2021 fortalecido, mesmo após atravessar praticamente dois anos de pandemia.
E, apesar da vacinação e muito já se falar em pós-pandemia, a verdade é que nada indica que ela esteja chegando ao fim. Mas o interessante é que foi justamente ela, a pandemia, que acelerou a transformação digital que já vinha ocorrendo no setor – e hoje é quem mais alavanca tendências no mercado.
Conheça algumas delas e prepare-se para adequar a sua imobiliária à nova realidade de consumo.
O que mostram as pesquisas sobre as tendências do mercado imobiliário para 2022
Para a Consultoria Brain, empresa de consultoria e negócios no mercado imobiliário, 2021 deve fechar o ano com um total de R$ 200 bilhões em financiamentos imobiliários, o que é considerado um recorde histórico.
Ainda assim, 2022 deve começar com os desafios da inflação alta que corrói a capacidade de compra, especialmente nas rendas mais baixas. O cenário econômico instável, com a Selic virando o ano a 9,25 e inflação acima do teto influenciam na decisão de compra do consumidor.
A demanda, portanto, não é considerada problema, mas sim o custo do crédito em 2022. Contudo, a estimativa das incorporadoras é que os juros devem estacionar em um patamar mais alto a princípio, passando por estabilidade natural ao longo do ano.
A expectativa dos analistas é que as taxas voltem a ser reduzidas no segundo semestre. Assim, em 2022 o desejo de compra deve permanecer, mas deverá ser postergado até julho ou agosto. Por outro lado, há também uma certa cautela do consumidor de maior poder aquisitivo por ser um ano eleitoral, por isso o corretor deve saber trabalhar bem cada público para obter bons resultados.
Veja 3 tendências tecnológicas para o setor
Não há dúvidas de que a transformação digital chegou para ficar e é uma das maiores tendências do mercado imobiliário para 2022. No entanto, três inovações devem se destacar.
1 – Mundo phygital
A integração cada vez maior entre o mundo físico e o digital ganha importância crescente em 2022. O mercado imobiliário já oferece soluções integrem meios offline e online, mas a perspectiva é que agreguem mais estratégias para suprir a nova demanda de consumo.
Um bom exemplo são os QR Codes usados em anúncios, busdoors, para cadastrar contatos ou fazer um tour virtual guiado aos imóveis. A ideia é otimizar recursos para dar profundida e liberdade à jornada de compra, venda e locação do cliente.
2 – Inteligência artificial (IA) para transformar dados em estratégia
Um bom CRM coleta dados, mas um excelente CRM usa a IA para cruzar dados criando matches. Este cruzamento também gera informações que ajudam a identificar tendências, facilitando a elaboração de estratégias. a jornada do cliente é otimizada e o tempo de negociação reduzido, o que acaba também gerando menos custos.
3 – Organização interna através da tecnologia
Uma vez otimizada a jornada do cliente, outra tendência do mercado imobiliário para 2022 é o uso da tecnologia nos processos internos da empresa.
A expectativa é que aumente cada vez mais o uso de softwares de gestão imobiliária, otimizando o gerenciamento financeiro e de recursos humanos. Essa análise também ajuda a descobrir falhas humanas, permitindo uma melhor avaliação da performance da equipe.
Na outra ponta, aumenta também a facilidade dos trâmites burocráticos para o consumidor. A tendência é eliminar a burocracia com cartórios e assinatura de contratos, por exemplo, além da necessidade de presença física, substituída pela assinatura eletrônica.
Conheça as 3 principais estratégias de marketing imobiliário
Como o comportamento do consumidor mudou, o corretor também precisa se adaptar para gerar relacionamentos mais produtivos. Por isso, as tendências do mercado imobiliário para 2022 também apontam para os principais caminhos do marketing.
Uso do celular como dispositivo principal
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) o Brasil tem hoje 242 milhões de celulares. O número corresponde a 53% do total de 440 milhões de dispositivos digitais – tablets, computadores, notebooks e smartphones – sendo dois deles por habitante.
No mercado imobiliário, as tendências para 2022 apontam o celular como o principal dispositivo usado também entre os corretores. Há vários motivos para isso:
- Os celulares são cada vez mais utilizados, principalmente com o mundo phygital. Segundo a FGV, para cada aparelho de TV vendido são comercializados quatro celulares. O app Imobzi traz uma área exclusiva para os seus clientes, que podem acessar diversas funcionalidades mais facilmente, dando muito mais mobilidade às ações;
- Facilidade para cadastramento de contatos e imóveis a qualquer momento. No Imobzi o corretor nem precisa de internet. O sistema faz a atualização automaticamente na próxima vez em que estiver online;
- Aplicativos completos. O app do Imobzi traz as mesmas funções da plataforma para que o corretor tenha controle completo dos seus negócios na ponta dos dedos;
- Maior agilidade de comunicação com o cliente, otimizando o atendimento em qualquer lugar e a qualquer hora.
2 – Parceria com outros corretores
Mesmo com toda a resiliência do setor, uma das principais tendências do mercado imobiliário para 2022 é fazer parcerias para não desperdiçar nenhuma oportunidade de negócios.
A ideia é driblar um dos problemas mais correntes do corretor: a falta de opções em suas carteiras de imóveis. É preciso atender às expectativas e necessidades dos diversos perfis. Fica mais fácil encontrar a solução através de uma parceria na Rede Social de Negócios do Imobzi, por exemplo.
3 – Site imobiliário próprio e responsivo
Ter um site imobiliário próprio demonstra profissionalismo, por mais interessante que possa parecer anunciar em portais. Isso ajuda a gerar a segurança que o cliente precisa para fechar o negócio. Por outro lado, o site precisa ser rápido, intuitivo e responsivo, ou seja, funcionar bem em qualquer mídia.
Isso gera também a necessidade de ter a carteira de clientes e de imóveis na ponta dos dedos, no celular. Dessa forma, ter um sistema imobiliário completo, que ofereça estas e muitas outras funções, é a grande tendência do mercado imobiliário para 2022.
Assim, as tendências para o setor no ano que vem se entrelaçam, tendo a transformação digital e o uso de softwares de gestão como as principais estratégias.
Venha conhecer o Imobzi e experimente todas as suas funções. Você não imagina o que ele é capaz de fazer por sua imobiliária.