Mesmo em um cenário com alta constante da Selic, o mercado imobiliário continua obtendo bons resultados. Segundo Cláudio Hermolin, presidente da ADEMI-RJ (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) e vice-presidente do Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil), atualmente há bancos que oferecem uma taxa de juros semelhantes às mesmas taxas de quando a Selic era de 2% ao ano. Segundo a ADEMI, mesmo que as instituições financeiras tenham aumentado cerca de 0,5 a 1,0 ponto percentual suas taxas, elas permanecem abaixo dos valores praticados nos anos de 2018 e 2019, sendo assim, os juros ainda são considerados atrativos em comparação ao ano passado.
Não é possível prever até quando teremos este momento favorável para comprar um imóvel, então este é um cenário ideal para aproveitar as oportunidades. Uma região que vem se destacando é a que abriga o bairro da Tijuca no Rio de Janeiro, o bairro possui uma notoriedade no ranking de bairros mais procurados para se residir. Segundo uma pesquisa realizada pelo CEPAI e Secovi Rio, de janeiro até setembro foram vendidas 3.408 unidades de moradia no bairro, marco que superou 2020, que obteve 2.036 unidades – os dados foram obtidos a partir do recolhimento do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) pela prefeitura do Rio.
Com este cenário promissor, a construtora Carvalho Hosken, em parceria com a Caixa Econômica Federal, promoveu nos dias 18 a 21 de novembro um evento híbrido (ou seja, online e presencial) chamado “Ilha Pura On”, onde foram comercializados imóveis prontos para morar na Ilha Pura, um bairro planejado e sustentável na região da Barra da Tijuca. As unidades de apartamento e coberturas variavam entre R$ 590 mil e R$ 2,5 milhões. “O bairro é capaz de atender clientes em todas as fases de vida. Será uma excelente oportunidade para solteiros, recém-casados, famílias com filhos, idosos e pessoas que desejam trazer os pais para mais perto, entre outras necessidades”, aponta Carlos Felipe de Carvalho, vice-presidente da Carvalho Hosken
Com a parceira com a Caixa Econômica Federal foi incluído benefícios como uma tabela promocional e também uma linha de crédito especial que possibilitou a compra do imóvel com apenas 15% do valor do imóvel como entrada e um financiamento em até 420 meses, também foi possível usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para negociação.
Fonte: O dia