Com dois anos de pandemia, não é segredo para ninguém que a Covid-19 causou diversos impactos na sociedade. A digitalização do mercado imobiliário foi um deles, aliás, como de diversas outras áreas. Afinal, a aceleração da transformação digital atingiu o mundo como um todo, entrando no dia a dia das pessoas das mais diversas formas.
A questão é que esse foi um processo rápido e benéfico. O usuário comum se vê inserido na transformação sem mesmo sentir – e gosta disso. Ela tornou a vida mais fácil, até por não se tratar apenas de agregar tecnologias ao cotidiano. Ela é um processo de disruptura social que afeta a cultura, o consumo e as relações interpessoais.
Apesar de terem como foco a experiência do usuário, várias empresas ainda têm dificuldade em implementar este mindset. Só que, hoje, em todo o mundo, 67% da jornada de compra é feita digitalmente, segundo pesquisa da Sirius Decisions.
Assim, mesmo que o produto em si não seja digital, como é o caso de um imóvel, só será possível vender bem se a empresa agregar medidas para acompanhar essa revolução. Ou seja, integrar o digital ao seu negócio. Por isso a digitalização do mercado imobiliário é, sim, um caminho sem volta.
Digitalização do mercado imobiliário traz vantagens para as empresas
Para muitas empresas baseadas em modelos tradicionais, o novo assusta e é repelido. Apesar de ser um processo que já vinha sendo desencadeado há anos, acredita-se que a pandemia acelerou a digitalização do mercado imobiliário em cerca de uma década. Com isso, algumas empresas se viram em meio a novos termos e conceitos até certo ponto intimidantes.
No entanto, são inegáveis as vantagens que o processo digital traz para a jornada de compra, venda e locação de imóveis. Além de aproximar o consumidor do corretor e otimizar todo o processo até a assinatura do contrato, os processos digitais também agilizam rotinas internas.
Dão mais segurança e rapidez, facilitam o dia a dia da imobiliária poupando tempo que pode se transformar, literalmente, em dinheiro. O corretor fica mais livre para cuidar do seu relacionamento com o cliente, para melhorar sua captação ou buscar parcerias que transformam uma comissão zerada de um imóvel parado em 50%.
Transformação digital não tem mais volta
A digitalização do mercado imobiliário é um caminho sem volta também por, aparentemente ter desencadeado o que poderia parecer um paradoxo. Com a tecnologia, o setor está cada vez mais humanizado.
As informações obtidas através do cruzamento digital de dados e com a automação de processos, as vendas e os atendimentos podem ser mais personalizados.
Dessa forma, o corretor consegue traçar ações mais assertivas para cada cliente específico. Tem acesso a matches automáticos de imóveis que entram com o perfil procurado – e encontra o imóvel dos sonhos de seu ciente muito mais rápido. Todas as partes saem ganhando.
Hoje, graças à digitalização do mercado imobiliário, é possível fazer todo o processo de aluguel em apenas 15 minutos. Do agendamento à entrega das chaves, a esteira digital reduz os processos manuais impactando diretamente do faturamento da imobiliária.
Além disso, hoje praticamente todo o processo de compra e venda também pode ser digital. O consumidor escolhe o imóvel, faz visita virtual e assina eletronicamente o contrato.
Tudo à distância, sem deslocamento, sem trânsito, sem perda de tempo ou de dinheiro. A digitalização do mercado imobiliário oferece mais qualidade de vida ao consumidor e ao corretor, melhorando a saúde financeira da empresa.
Digitalização deverá ser questão de sobrevivência em cinco anos
De acordo com Peter Diamandis e Steven Kotler, autores do livro “O futuro é mais rápido do que você pensa: como a convergência tecnológica está transformando as empresas, a economia e nossas vidas” (2021), deveremos ver mais inovações tecnológicas nos próximos dez anos do que no último século.
E, para eles, o motivo é simples: a crescente interligação entre tecnologia e serviços. Os autores arriscam a dizer que, em cinco anos, as empresas que não estiverem digitalizadas tenderão a deixar de existir.
Hoje, todas as decisões mais importantes de planejamento estratégico, experiência do consumidor, relacionamento, divulgação, alocação de recursos e até contratação de recursos humanos são baseadas no maior número possível de dados. E isso simplesmente é impossível de ser feito sem a digitalização.
Assim, para os consumidores, a digitalização do mercado imobiliário promove conforto e segurança, além de total controle sobre sua decisão de compra. Para as imobiliárias, significa mais qualidade dos serviços, diferenciais de atendimento, corte de custos, controle de gestão, vantagem estratégica.
Assim, embora a mudança ainda seja progressiva, em pouco tempo a digitalização do mercado imobiliário será uma realidade inexorável. E, assim como na pandemia, estará à frente da concorrência quem não ficou esperando para ver.
Conheça de perto o que a transformação digital já pode fazer pela sua imobiliária.