Os objetivos de todo corretor de imóveis é agradar seu cliente e fechar negócios. A forma como ele chega até lá, no entanto, faz toda a diferença. Se o mundo digital se tornou um ambiente mais do que obrigatório para o profissional de sucesso, algumas ferramentas se tornaram praticamente indispensáveis. É o caso do Instagram.
A rede social que começou como uma mera vitrine de imagens é hoje uma das maiores ferramentas de vendas que já existiu. Para os corretores, particularmente, é a chance de alcançar seu público-alvo com muito maior grau de assertividade.
São mais que 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo, de acordo com o próprio Instagram. E se você acha que por aqui é diferente, muito se engana. O Brasil é o segundo maior público da rede social, perdendo apenas pros EUA.
Então não dá para ficar de fora. Veja por que – e como – usar o Instagram para alugar e vender muito mais imóveis.
Números do Instagram impressionam
Tem muito corretor por aí que se acha um expert em redes sociais, mas só sabe caprichar no Facebook. Se este é o seu caso e acha que bomba nas vendas, é porque não se dedicou ainda ao Instagram.
Só para ter uma ideia, a rede tem 15 vezes mais interações do que o já tradicional Facebook. Os dados do próprio aplicativo mostram que pelo menos 85% dos usuários seguem um perfil comercial. Estes, por sinal, já são quase 20 milhões – e 2,5 milhões de anunciantes.
Tudo isso não ia passar despercebido pelo Sebrae, que já fez suas próprias pesquisas. De acordo com o órgão, mais 60 milhões de fotos são postadas e 1,5 bilhão de curtidas são feitas todos os dias. Os números vão mais além: mais de 1.400 marcas grandes têm conta no Instagram.
É bem possível que, a esse ponto, o corretor esteja se preguntando como se é possível destacar nessa multidão. É claro que sim, desde que você saiba utilizar algumas ferramentas e dicas de marketing digital para imobiliárias.
Como conquistar seu público pelo Instagram
Basicamente, há 5 dicas indispensáveis para destacar seus serviços imobiliários para as pessoas certas:
Crie e mantenha seu perfil atualizado
Isso significa incluir todas as suas formas de contato e também uma breve descrição dos seus serviços. Não esqueça que uma boa comunicação visual começa pela logo, que deve ser a imagem do seu perfil.
O espaço é reduzido, então faça uma biografia sucinta sobre a sua empresa, com as informações mais relevantes.
Produza posts de forma regular
Não adianta bombar em uma semana e só voltar a publicar 15 dias depois. Tenha regularidade, mas evite falar apenas da sua carteira de imóveis.
Faça posts originais e relevantes sobre assuntos relacionados, entregando valor a seus clientes. Como? Dicas de decoração, de investimentos, uma nota importante sobre o mercado, por exemplo.
Produza suas próprias fotos
Imagens de qualidade encantam e retêm o lead no seu post. Não precisa ter um super equipamento, mas as fotos devem ser de ótima qualidade e bem ilustrativas. E não se esqueça das legendas, elas são super importantes para situar seu cliente.
[banner-post]
Redirecione para o seu site
Faça sempre uma chamada ao final para o seu site imobiliário – ou até algum anúncio que tenha a ver com o assunto. Esse redirecionamento é muito importante e lucrativo.
Aqui, vale um adendo. Você já deve ter percebido que quanto mais integradas as redes sociais e suas ferramentas, mais eficientes são. Por isso, é preciso que o seu site seja de qualidade. Assim, quando o seu seguidor do Instagram clicar para o seu site, ele deve ser envolvido pela mesma qualidade da rede social.
Use e abuse das ferramentas do próprio Instagram
Sim, ele tem várias ferramentas que ajudam a encantar seu cliente. São vídeos, stories, efeitos visuais como o boomerang, hastags coloridas, minivideos e gravações ao vivo que agregam muito mais valor aos seus conteúdos.
Quando você tiver um lançamento ou um imóvel que queira trabalhar mais, por exemplo, a IG TV é perfeita. É um ótima oportunidade para mostrar uma apartamento de forma mais completa.
Acompanhe as métricas
O perfil comercial do Instagram oferece algumas métricas bem interessantes para você conhecer melhor seu público-alvo. Por exemplo, de uma forma geral, os usuários gastam em média 4 horas por dia no aplicativo e 75% deles são mulheres.
No entanto, pode ser que o seu público específico seja diferente. Assim, nas métricas você vai conhecer a média de idade e sexo dos seus seguidores, assim como horário e dia da semana em que seus posts mais são vistos.
Viu como alugar e vender muito mais imóveis com o Instagram? Combinando suas estratégias digitais você vai muito mais longe!
E você, já utiliza o Instagram? Tem alguma dica extra? Compartilhe com a gente as suas ideias!