Os estrangeiros estão cada vez mais investindo no mercado imobiliário espanhol, com destaque para os portugueses, cujas compras de imóveis atingiram o maior número desde 2016. No segundo semestre de 2024, o Conselho Geral dos Notários da Espanha registrou 69.690 transações de imóveis para cidadãos estrangeiros, o que representa um aumento de 10,3% em relação ao ano anterior. Desses, 40.489 imóveis foram adquiridos por estrangeiros residentes, um crescimento de 11,8%, enquanto 29.201 transações foram feitas por não residentes, com um aumento de 8,2%.
Embora os portugueses não liderem o ranking de compradores, seu número de aquisições tem crescido de forma expressiva. Foram 999 transações realizadas por portugueses, representando 1,4% do total de vendas de imóveis a estrangeiros. Isso representa um aumento de 13,3% em relação ao ano anterior e marca um novo recorde desde 2016. Os portugueses são especialmente representativos nas vendas de imóveis em regiões como a Extremadura, onde responderam por 44% das transações realizadas por estrangeiros não residentes, e na Galiza, com 11% dessas transações.
Apesar de o número de transações de portugueses ser significativo, os britânicos continuam liderando as compras, com 6.048 imóveis adquiridos, seguidos pelos marroquinos (5.060), alemães (4.650), romenos (4.270) e italianos (4.066). Esses dados do Conselho Geral dos Notários também revelam que, no segundo semestre de 2024, o preço médio pago pelos compradores estrangeiros foi de 2.362 euros/m², um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2023. O preço foi impulsionado especialmente pelos não residentes, que pagaram mais de 3.000 euros/m² pela primeira vez, alcançando o valor mais alto da série histórica.
Esses números indicam que o mercado imobiliário espanhol continua sendo uma opção atrativa para investidores estrangeiros, especialmente para os portugueses, que, mesmo representando uma parcela menor das compras, demonstram um crescimento contínuo e expressivo no setor.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Idealista