De acordo com dados de inteligência de mercado do Secovi-SP, 2024 foi um ano positivo para o setor imobiliário, apesar de desafios como a reforma tributária, inflação e juros em alta. O número de unidades residenciais comercializadas e lançadas atingiu patamares recordes, impulsionado, em grande parte, pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que representou 50% de toda a movimentação do mercado. Além disso, as iniciativas municipais, como o Pode Entrar (Prefeitura de São Paulo) e estaduais, como o Casa Paulista (Governo do Estado), também tiveram papel importante.
O setor pode continuar em ritmo positivo em 2025, mas o ano trará desafios consideráveis, como a manutenção de juros elevados, que pode limitar o investimento produtivo. Embora o orçamento do MCMV esteja garantido, é crucial assegurar a sustentabilidade do programa a longo prazo, preservando os recursos do FGTS para habitação. Além disso, será necessário encontrar soluções para o financiamento à classe média, um problema que pode ser abordado com as propostas já apresentadas pelo Secovi-SP ao Banco Central e aos Ministérios da Fazenda e das Cidades.
Como sempre, o Secovi-SP está comprometido com a defesa do acesso à moradia, pois é no lar que as famílias encontram a base para um ano mais feliz e realizado.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Secovi-SP