Uma pesquisa recente do DataZAP, intitulada Tendências de Moradia de Locação 2024, revelou que os critérios de quem busca imóveis para alugar mudaram nos últimos tempos. Agora, elementos como mensageria, minimercados e espaços para pets são mais valorizados do que as tradicionais comodidades como churrasqueiras, academias e piscinas.
O levantamento mostrou que 39% dos entrevistados consideram a presença de mensageria e minimercado no prédio um diferencial importante, enquanto 34% preferem que haja espaço para pets. Esses números superam as preferências por itens como churrasqueira (32%), academia (31%) e piscina (22%).
Gabriela Domingos, especialista em mercado imobiliário do Grupo OLX, afirma que essa tendência indica que os inquilinos estão em busca de mais tranquilidade em suas novas moradias. “A popularidade de ter um minimercado no próprio prédio, por exemplo, cresceu 28% em um ano”, destaca.
O que os locatários buscam
A pesquisa também revelou o perfil dos locatários e suas preferências. A maioria está em busca de apartamentos com dois quartos, uma suíte e uma vaga de garagem, mas com metragem menor do que a da residência atual. O tamanho médio dos imóveis desejados caiu de 71 m² para 67 m², e o interesse por apartamentos novos também diminuiu, de 22% para 16%. Para 73% dos entrevistados, é essencial que o imóvel usado esteja em bom estado, sem a necessidade de reformas. Além disso, 46% procuram aluguéis de até R$ 1.499. Quanto à correção do aluguel, 44% dos locatários preferem o IGP-M.
O impacto do trabalho remoto na escolha do imóvel
O aumento do trabalho remoto também influenciou as preferências dos locatários. O percentual de pessoas que trabalham de casa subiu de 52% em 2023 para 69% em 2024. Entre os que fazem home office, 52% buscam um espaço específico para escritório, embora essa preferência tenha diminuído em comparação com o ano anterior. O uso da varanda como escritório, por exemplo, caiu de 35% para 18%.
Quem são os locatários?
A pesquisa foi realizada com pessoas que alugaram ou têm intenção de alugar imóveis nos próximos 12 meses. A maioria dos participantes é do sexo feminino, pertence à Geração X (41 a 59 anos), é casada ou está em união estável, tem filhos e pets, e faz parte da classe B. A maior parte dos entrevistados (52%) reside na Região Sudeste, e 80% estão economicamente ativos.
A localização ainda é um critério importante
Quando o assunto é localização, a pesquisa mostrou que a maioria dos locatários prefere imóveis dentro da própria cidade. Apenas 5% pretende mudar de estado. Quarenta por cento buscam imóveis no mesmo bairro, e 42% em regiões diferentes, mas ainda dentro da mesma cidade. Em relação aos serviços e comércios ao redor, mais da metade dos entrevistados priorizam a proximidade de supermercados, padarias e farmácias. Houve também um aumento na valorização de hospitais e clínicas (de 33% para 40%) e de escolas (de 26% para 38%).
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas A Tribuna