A taxa média de hipoteca de 30 anos nos Estados Unidos subiu pela terceira semana consecutiva, alcançando 6,44%, o maior nível em oito semanas, segundo dados da Freddie Mac. Um ano atrás, a taxa era de 7,63%. A alta é impulsionada por uma série de indicadores econômicos que mostram resiliência na economia americana, incluindo o relatório de empregos e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de setembro.
Ralph McLaughlin, economista sênior da Realtor.com, afirma que, apesar da expectativa de uma tendência de queda a longo prazo nas taxas de hipoteca, a volatilidade recente é preocupante. O aumento das taxas está reduzindo o poder de compra dos americanos em um mercado imobiliário onde os preços estão próximos dos máximos históricos. Isso pode desencorajar proprietários que fixaram taxas mais baixas a venderem suas casas, já que isso implicaria tomar um novo empréstimo a uma taxa mais alta.
Em agosto, as vendas de casas ocupadas já haviam caído, mesmo com taxas de hipoteca mais baixas em comparação ao ano passado. O aumento recente nas taxas já está impactando os potenciais compradores. Os pedidos de hipoteca caíram 17% na semana passada em relação à anterior, e os pedidos de refinanciamento recuaram 26%.
As taxas de hipoteca de 15 anos também subiram, passando de 5,41% para 5,63%. Um ano atrás, essa taxa média era de 6,92%. Economistas preveem que as taxas de hipoteca se mantenham em níveis semelhantes durante o ano. A Fannie Mae projeta que a taxa média para uma hipoteca de 30 anos ficará em 6,2% no quarto trimestre de 2024 e cairá para 5,7% no mesmo período do ano seguinte.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de CNN