Os preços de aluguel de imóveis no Brasil vêm desacelerando desde abril de 2023, e em setembro ocorreu uma mudança inédita: pela primeira vez desde agosto de 2021, a variação dos aluguéis ficou abaixo dos preços de venda. Em setembro, os aluguéis subiram 0,65%, enquanto as vendas tiveram alta de 0,71%.
Esses dados são do Índice FipeZAP, que acompanha mensalmente os preços de locação de imóveis residenciais em 36 cidades brasileiras.
De acordo com Paula Reis, economista do DataZAP, a desaceleração dos aluguéis era esperada. “O preço do metro quadrado de locação se recuperou rapidamente no pós-pandemia, e com o controle da inflação, o espaço para repasses ficou menor”, explica.
Por outro lado, o mercado de vendas está aquecido. Desde janeiro de 2023, o Índice FipeZAP aponta uma leve aceleração nos preços de imóveis à venda, impulsionada pelo bom desempenho da economia brasileira. “Mesmo com o fim dos cortes da Selic, o crédito imobiliário segue em alta, com taxas de financiamento estáveis. Além disso, políticas como o MCMV e a baixa taxa de desemprego contribuem para esse cenário”, destaca Reis.
Apesar da desaceleração dos aluguéis, o Índice FipeZAP de locação ficou acima dos principais indicadores de inflação do país, como o IPCA (+0,44%) e o IGP-M (+0,62%).
Cidades com Maior Valorização dos Aluguéis
Entre as 36 cidades analisadas pelo índice, 29 registraram alta nos preços de aluguel, incluindo 17 das 22 capitais acompanhadas. Salvador, na Bahia, lidera o ranking, seguida por Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Veja as capitais com as maiores variações nos aluguéis:
Salvador/BA (+3,67%)
Porto Alegre/RS (+2,62%)
Belém/PA (+1,73%)
Fortaleza/CE (+1,49%)
Teresina/PI (+1,41%)
Cuiabá/MT (+1,36%)
Belo Horizonte/BH (+1,14%)
Natal/RN (+1,12%)
Manaus/AM (+1,02%)
Curitiba/PR (+0,94%)
Vitória/ES (+0,87%)
Por outro lado, algumas capitais registraram queda nos preços de aluguel, como Aracaju/SE (-2,62%), Rio de Janeiro/RJ (-0,22%) e Brasília/DF (-0,27%).
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Beatriz Quezada à Exame