Rubens Menin, fundador e presidente do conselho da MRV, destacou nesta terça-feira (24) que os altos juros no Brasil representam o maior desafio enfrentado pela construção civil atualmente. Durante a 7ª edição do Fórum Incorpora, evento realizado em São Paulo que reuniu grandes incorporadoras, construtoras e instituições financeiras, Menin criticou a política monetária vigente no país.
“O grande inimigo do nosso setor é a taxa [real] de 7% ao ano. Nós temos que trabalhar para tentar melhorar isso. Temos várias soluções, várias propostas, mas eu sei que de pé isso não fica. Nós vamos ter um cenário difícil se continuarmos pagando 7% de juros real ao ano”, afirmou Menin.
Crítica à Política Monetária e Impacto no Setor Imobiliário
Durante o evento, Menin defendeu que a alta nos juros freia a demanda e prejudica a oferta de novos empreendimentos no futuro. Ele criticou a postura atual do Banco Central e alertou sobre os impactos negativos para a economia.
“Quando você tem uma política monetária que é restritiva e diminui a demanda, esse juro alto acaba afetando também a oferta no futuro, criando um desequilíbrio”, explicou o empresário.
Visão sobre o Copom e a Necessidade de Reformas
Menin, que também é acionista controlador da CNN Brasil, comentou sobre as decisões do Conselho de Política Monetária (Copom) no controle da inflação, destacando que o aumento dos juros não tem ajudado a melhorar a economia brasileira.
“Eu sou favorável ao Banco Central independente, mas acho que existe um certo empirismo na decisão do Copom. Eu sou radicalmente contra esses juros no Brasil — longe de achar que o déficit público não precisa ser resolvido, temos que fazer nosso dever de casa, mas o discurso atual não está adequado”, reforçou Menin.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de CNN Brasil