Com menos de duas semanas para o início do Rock in Rio 2024, a busca por hospedagem na cidade do Rio de Janeiro já está a todo vapor. O festival, que contará com sete dias de shows de grandes atrações nacionais e internacionais, tem impulsionado a ocupação hoteleira tanto na Zona Oeste, onde está localizada a Cidade do Rock, quanto na Zona Sul, especialmente nos bairros de Ipanema e Leblon.
Segundo o Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRIO), a taxa média de ocupação na cidade na última semana de agosto era de 78% para a primeira semana de shows e 52% para a segunda semana do festival. Com a proximidade do evento, esses números continuam a subir. Na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, bairros próximos à Cidade do Rock, as taxas de ocupação já atingem 90%. Na Zona Sul, a procura é alta em Ipanema e Leblon.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, comentou sobre o comportamento dos visitantes: “A maioria do público do evento é formada por jovens que efetivam as reservas hoteleiras no último minuto. Por isso, a tendência é que a ocupação hoteleira cresça com a aproximação das datas do evento.”
A Rede Accor, que possui três unidades na Barra da Tijuca, já registra uma ocupação de 65%, com expectativa de atingir 80% durante os sete dias de festival. Outros hotéis da rede na Zona Sul apresentam 50% de ocupação, enquanto a região central está em torno de 45%.
O Lagune Barra Hotel, próximo ao Riocentro, está se preparando para oferecer serviços exclusivos aos seus hóspedes, incluindo um transfer oficial para a Cidade do Rock por R$ 80 por pessoa, além de ativações de marcas patrocinadoras, drinques e DJs no Le Lagune Bar antes dos shows. “O Rock in Rio será o evento de maior impacto, com uma expectativa de ocupação de 100% durante os dias do festival. Atualmente, já estamos com 70% dos 306 quartos reservados”, afirmou Daniel Pompeu, gerente-geral do hotel.
No Bourbon Barra da Tijuca Residence, a taxa de reserva para a primeira semana do festival já atinge 90%, e a previsão é que a ocupação chegue a 80% na segunda semana. Para atrair mais hóspedes, o hotel eliminou a exigência de um número mínimo de noites para reservas e oferece descontos especiais para operadoras de turismo e canais parceiros.
O Airbnb também registrou um aumento significativo na demanda, com um crescimento de mais de 2000% nas buscas de brasileiros por acomodações no Rio de Janeiro durante as datas do festival. No período de dois dias após a abertura da venda geral de ingressos, as pesquisas por estadias na cidade aumentaram 110% em relação ao mês anterior. No entanto, a plataforma ainda não divulgou o número de reservas efetivadas para o período.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Exame