Uma colaboração entre a IFC (membro do Grupo Banco Mundial) e a Prefeitura de Manaus resultou na aprovação do Programa Manaus Sustentável, uma lei inovadora que promove a construções sustentáveis na cidade. Essa é a primeira legislação do tipo no Brasil a fazer parte do Programa de Transformação do Mercado de Edifícios Verdes da IFC.
A lei, aprovada pela Câmara Municipal em 17 de junho de 2024, oferece incentivos técnicos e financeiros para empreendimentos que obtenham certificações de sustentabilidade, abrangendo setores como residencial, comercial, industrial e de uso misto.
Com apoio técnico da IFC, mais de 40 funcionários públicos foram treinados em boas práticas de construção verde, e diversos setores da sociedade contribuíram para a formulação da nova legislação. Carlos Valente, Presidente do IMPLURB, destacou a importância da lei para promover a sustentabilidade no setor de construção de Manaus. Já Carlos Leiria Pinto, gerente sênior da IFC, enfatizou que a iniciativa é fundamental para a descarbonização do Brasil.
A parceria com a IFC faz parte de um esforço maior para promover construções sustentáveis em todo o país, alinhado com as metas globais de redução de emissões de CO2.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de CBIC