O DataZAP, fonte de inteligência imobiliária do Grupo OLX, e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), anunciaram na última terça, 30, a ampliação do Índice FipeZAP com a inclusão de novas cidades brasileiras nas versões venda e locação residencial.
Atualmente, o índice de venda residencial abrange dados de anúncios de apartamentos prontos em 50 cidades brasileiras. A partir da próxima edição, que será divulgada no próximo dia 6, Aracaju (SE), Belém (PA), Cuiabá (MT), Natal (RN), São Luís (MA) e Teresina (PI) passam a integrar a cobertura de análise, totalizando 56 localidades.
Já o Índice FipeZAP Locação Residencial passará de 25 cidades cobertas para 36. As 11 novas localidades são: Aracaju (SE), Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).
“A expansão do Índice FipeZAP é um reflexo da capilaridade dos portais imobiliários do Grupo OLX, abrangendo 90% do território nacional. A inclusão das novas cidades garante uma amostra mais completa e atualizada, oferecendo análises mais precisas das tendências de preços para investidores e consumidores, não só de cada uma delas, mas também de todo o país. A localização é crucial no estudo do preço dos imóveis, pois características regionais influenciam diretamente o valor de mercado”, destaca Coriolano Lacerda, gerente de Pesquisa e Inteligência de Mercado do DataZAP.
Alison Oliveira, coordenador do FipeZAP, comenta que essa novidade demonstra a importância do índice no acompanhamento do mercado imobiliário. “A ampliação mostra nosso compromisso contínuo em fornecer dados confiáveis e abrangentes sobre o mercado imobiliário brasileiro. Poderemos oferecer uma visão mais detalhada e representativa das tendências e variações de preços de imóveis em mais regiões do país. Com esta expansão, o Índice FipeZAP se consolida ainda mais como ferramenta de análise e planejamento no mercado imobiliário nacional.”, explica o pesquisador.
Criado em 2012, o índice foi pioneiro na mensuração dos preços praticados no mercado imobiliário e é uma referência consolidada no país. Utilizado para monitorar e analisar os preços de venda e locação de imóveis residenciais e comerciais em diversas regiões do país, tornou-se a principal fonte de dados do segmento para o setor público, diferentes players do mercado e pesquisadores dentro e fora do país. Com uma robusta base de dados, o índice é calculado pela Fipe, a partir dos 7 milhões de anúncios de imóveis disponíveis nas plataformas ZAP e Viva Real, do Grupo OLX.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações cedidas por GrupoZap