O Grupo OLX, através da plataforma da MindMiners, conduziu um levantamento com homens e mulheres que planejam se casar nos próximos 6 meses ou que já se casaram há 1 a 3 meses. O objetivo foi investigar os hábitos, considerações e preferências dos brasileiros em relação ao matrimônio.
“Com as transformações na sociedade, é fundamental, como o maior marketplace de classificados para negócios imobiliários do Brasil, avaliarmos se a relação com a moradia também está sendo impactada. Tradicionalmente, a questão familiar está intimamente ligada à busca por um novo lar, seja o início de uma família, a chegada de novos membros ou até a partida de um deles. A pesquisa reforça quem casa ainda quer casa, mas já existe uma mudança de comportamento, porque quase metade dos participantes (47%) mora junto antes do casamento em si”, analisa Rafael Nader, VP de Imóveis no Grupo OLX.
“Quem casa, quer casa!”
Uma das conclusões da pesquisa é que a maioria dos entrevistados concorda com o ditado acima. Cerca de 85% dos respondentes compartilham dessa opinião e 55% concordam definitivamente. As mulheres se mostram ainda mais crentes nessa afirmação do que os homens, representando 89% contra 81%, respectivamente.
|
No que diz respeito à moradia depois do casamento, as respostas se dividem entre quem pretende morar junto e quem já mora junto, com 47% nos dois casos. Apenas 5% não têm a intenção de compartilhar o mesmo espaço imediatamente, seja porque está esperando a finalização do imóvel (75%); inicialmente, pretende realmente morar em casas separadas (17%); seja por esperar condições melhores para poder fazer essa mudança com a parceria (8%).
|
Imóvel próprio ainda é a preferência
Quando questionados sobre morar em um imóvel próprio ou alugado, quase 60% dos respondentes preferem comprar o imóvel, enquanto 19% apontam a opção de alugar. Uma parcela relevante dos recém-casados (62%) diz já viver no próprio imóvel, sendo que a maioria o adquiriu de um a dois anos antes da realização do casamento.
|
Em relação à motivação de compra do imóvel, 64% dos entrevistados afirmam que o imóvel em razão da realização do casamento. Equivale a 30% aqueles que já possuíam o imóvel antes mesmo da decisão pelo matrimônio. Apenas 6% dos entrevistados relataram que o imóvel já era de uma das partes da união.
|
Em relação à aquisição do imóvel, 31% disseram que finalizaram o processo um ano antes do casamento, enquanto outros 44% afirmaram que concluíram a compra com um intervalo de um a dois anos de antecedência. Apenas 10% adquiriram o imóvel três anos antes de se casar.
|
Planejamento familiar na escolha da moradia
Em relação à parentalidade, os dados revelam que entre os recém-casados, 60% já são pais ou mães, enquanto entre os noivos essa parcela é de 36%. Além disso, entre aqueles que já têm a data marcada para o casamento, 53% já têm filhos. Apenas 23% dos entrevistados da Geração Z relataram já ser pais ou mães, o que representa a menor proporção entre as faixas etárias analisadas. Em comparação, essa porcentagem é de 53% entre os Boomers e a Geração X.
Uma parte significativa dos entrevistados (cerca de 55%) considera o planejamento familiar um fator crucial na decisão de alugar ou comprar um imóvel. Outros 29% ponderam outros aspectos, ainda que considerem o planejamento familiar significativo para a tomada de decisão. Apenas 3% dos entrevistados afirmaram não considerar de maneira alguma a configuração parental ao decidir sobre a moradia.
|
Metodologia
A pesquisa realizada pelo Grupo OLX por meio da plataforma de consumer insights da MindMiners foi feita entre os dias 24 e 26/04/2024. Todas as respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 300 pessoas, que pretendem se casar nos próximos 6 meses ou se casaram no período de 1 a 3 meses, sendo elas dos gêneros masculino e feminino, com idades entre 18 e 41 anos, pertencentes às classes sociais A, B, C e D, e provenientes de todas as regiões do país.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações cedidas por Grupo OLX