Os principais atrativos para compra de um imóvel na cidade maravilhosa são estrutura e segurança, ambos com 30%; enquanto em locação, os consumidores priorizam, além de estrutura e segurança, também proximidade do trabalho, todos com 24% cada. É o que revela pesquisa realizada pelo DataZAP, solução de inteligência imobiliária do Grupo OLX, sobre tendências no mercado de venda e locação na capital fluminense. O material foi apresentado no Conecta On The Road, que aconteceu no Rio de Janeiro e reuniu 150 profissionais que atuam no setor, como parte da trilha de conhecimento do Conecta Imobi, maior evento do setor imobiliário da América Latina.
“Os dados sugerem que o mercado de venda e locação no Rio de Janeiro é dinâmico e são diversos os fatores levados em consideração na escolha de um imóvel. As tendências indicam uma busca por estabilidade e qualidade de vida, tanto na compra quanto na locação”, comenta Coriolano Lacerda, Gerente de Inteligência de Mercado no Grupo OLX.
Perfil do consumidor
A pesquisa, realizada por meio de entrevistas online, revela também que compradores e locatários de imóveis da cidade têm perfis levemente diferentes. O público que busca imóvel para comprar é composto majoritariamente por mulheres (52%), pessoas casadas, que moram junto ou têm união estável (57%), com filhos (59%) em um média de 2 por família e pets (53%). A maior parte pertence à Classe B (52%), seguida pela Classe A (25%), Classe C (23%), e apenas 1% nas Classes D/E. Com 78% com ensino superior, o nível de escolaridade é alto, e a idade média é de 52 anos, com destaque para geração X (46%) e Baby Boomers (35%).
Já entre quem busca alugar, a representatividade das mulheres é ainda maior (65%) e de casados ou em união estável (43%) é menor, ainda que componham a maioria, assim como com filhos (55%) e pets (48%). A média de idade é ligeiramente inferior à dos compradores, 49 anos, com menor participação da Geração X (41%) e dos Baby Boomers (27%). A maioria (82%) faz parte da população economicamente ativa, e 72% possui ensino superior.
Imóveis mais buscados
Para avaliar as características dos imóveis verticais mais desejados pelos dois perfis, o DataZAP avaliou anúncios e buscas (leads) nos portais ZAP, Viva Real e OLX. O estudo revelou que o interessado em comprar procura, predominantemente, no mercado de usados por apartamento de 60 a 90 m² (42%), custando entre R$ 500 mil e 750 mil (21%), com dois dormitórios (49%) e uma vaga na garagem (65%). Para 42% dos compradores que estão em busca do imóvel esse será o primeiro que comprarão.
Fonte: Portais ZAP, Vival Real e OLX – 772 mil de leads gerados nos últimos 12 meses na cidade do Rio de Janeiro, referente a intenção de compra de imóveis residenciais verticais de acordo com o comportamento de busca no site e nos aplicativos móveis; 207 mil apartamentos ofertados na cidade do Rio de Janeiro no mês de março/2024.Já a maioria dos locatários deseja um apartamento usado de 60 a 90 m² (41%), com custo entre RS1.500 e 2.000 mensais (16%), com dois dormitórios (55%) e uma vaga na garagem (59%).
Fonte: Portais ZAP, Vival Real e OLX – 2,1 milhões de leads gerados nos últimos 12 meses na cidade do Rio de Janeiro, referente a intenção de locação de imóveis residenciais verticais de acordo com o comportamento de busca no site e nos aplicativos móveis; 11 mil apartamentos ofertados na cidade do Rio de Janeiro no mês de março/2024.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações cedidas por Imprensa Grupo OLX