Apesar das notícias que sugerem que os jovens de hoje preferem alugar a comprar, construtoras e incorporadoras notam um aumento do interesse da Geração Z na compra de imóveis. Pessoas entre 20 e 30 anos estão se tornando proprietárias, e o setor imobiliário está respondendo a essa demanda.
A SKR, por exemplo, destaca que a incorporação de mais tecnologia nos condomínios é um atrativo para os jovens compradores. A localização também é crucial, com a proximidade a eixos de transporte público sendo indispensável. A construção da Linha 6-Laranja do metrô, conhecida como a linha das universidades, pode atrair ainda mais jovens para as áreas próximas.
Os bairros mais desejados em São Paulo, como Pinheiros, Jardins e Moema, continuam populares entre a nova geração. No entanto, devido aos altos preços, muitos jovens acabam optando por bairros vizinhos, como Campo Belo e Vila Clementino. “Quem sonha em morar em Moema, acaba comprando no Campo Belo ou na Vila Clementino, por exemplo,” afirma João Leonardo Castro, diretor de desenvolvimento e gestão de projetos da SKR.
Para atrair esse público, a SKR desenvolveu o Ollie 117, em Pinheiros. O edifício oferece plantas variadas, incluindo estúdios de 26 a 35 m², e comodidades como coworking, espaço fitness e terraço gourmet. Apartamentos menores e com poucos dormitórios são os mais procurados. A Plano&Plano relatou que a Geração Z representou 23% de seus clientes no último ano.
Jovens citam sair da casa dos pais e começar uma vida a dois como principais motivos para comprar imóveis. A busca por segurança econômica, diante do medo do desemprego e do aumento dos preços dos aluguéis, também impulsiona essa decisão. Juliana Suzete designer, e sua esposa Adriana, optaram pelo financiamento de um apartamento em Santa Catarina. “Sempre nos preocupamos com ‘e se’. E se alguma de nós não tiver emprego futuramente? E se as coisas ficarem caras a ponto de não conseguirmos manter? Com algo alugado teríamos a mesma preocupação. Optamos, então, por algo nosso,” disse Juliana.
Outro exemplo é Kamila Brand, 21, que comprou um apartamento em São José dos Pinhais, no Paraná, buscando estabilidade. “Sou jovem, e conquistar algo cedo, traz uma certa segurança. Meus pais conseguiram conquistar algo próprio com o dobro da minha idade.” Kamila também planeja investir em algo maior no futuro e compartilha sua jornada no Instagram.
A Geração Z está mostrando que, apesar das incertezas econômicas, investir em imóveis é uma forma de buscar segurança e estabilidade.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Luana Franzão à Folha