O governo federal anunciou nesta quarta-feira (15) uma série de medidas para garantir moradia às famílias desabrigadas após as inundações que atingiram o Rio Grande do Sul. Do governo vai comprar casas que estejam à venda, expandir o programa Minha Casa, Minha Vida e usar imóveis da Caixa e do Banco do Brasil que iriam para leilão nas cidades atingidas.
O anúncio foi feito durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a São Leopoldo, no Vale dos Sinos. Lula visitou um abrigo na região e participou de um evento com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB), onde anunciaram a criação de um ministério específico para coordenar a atuação do governo federal na reconstrução do estado.
Minha Casa Minha Vida
O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que já havia anunciado uma suspensão de seis meses para o pagamento das parcelas dos financiamentos, recebeu uma nova medida. Rui Costa anunciou que as famílias que perderam suas casas na enchente e se enquadram nas faixas 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida terão novos imóveis garantidos 100% pelo governo federal.
Para isso, serão adotadas várias estratégias:
- Compra assistida de imóveis usados: A família indica uma casa já existente ao governo, que a comprará e entregará à família.
- Chamada pública de imóveis: O governo receberá propostas de proprietários interessados em vender seus imóveis.
- Uso de imóveis destinados a leilão: Imóveis que foram tomados pelo governo devido a financiamentos não pagos serão retirados de leilão, quitados e oferecidos às famílias.
- Aquisição de imóveis de construtoras: Domicílios que empreiteiras estavam construindo para o mercado serão comprados antecipadamente pelo governo e entregues às famílias.
- Habilitação de novos projetos do Minha Casa, Minha Vida: Projetos que haviam sido apresentados, mas não selecionados, serão agora considerados.
Declarações
“Nós já avisamos aos prefeitos, aviso aqui publicamente aos que não estão presentes pelas redes e pela imprensa, aquelas pessoas que estão em abrigo, seja abrigo oficial ou estão abrigadas em casas familiares, elas já podem procurar na sua cidade um imóvel à venda dentro desse padrão que eu citei que o governo federal, através da Caixa, vai comprar a casa e entregar à pessoa”, disse Rui Costa.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Pedro Henrique Gomes ao G1