Cerca de 73% dos brasileiros consideram que os imóveis estão caros, com preços altos ou muito altos. Apenas 17% avaliam os preços como “razoáveis”, enquanto somente 3% acham que os preços estão baixos ou muito baixos. Esses dados são de uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a plataforma Zap, referente ao primeiro trimestre de 2024. Os resultados são semelhantes aos do trimestre anterior.
No início deste ano, 11% dos usuários da plataforma afirmaram ter comprado um imóvel nos últimos 12 meses. A pesquisa também revela que quatro em cada dez pessoas acreditam que os preços dos imóveis vão subir nos próximos 12 meses. Um quarto dos entrevistados prevê estabilidade nos preços, enquanto apenas 10% esperam uma queda, uma diminuição em relação aos 14% que pensavam assim há um ano.
As transações imobiliárias classificadas como investimento na plataforma Zap se mantiveram próximas à média histórica. Nos últimos 12 meses, 42% dos que compraram um imóvel o fizeram como investimento, e quase 80% desses compradores adquiriram o imóvel para alugá-lo e obter renda. A maioria dos usuários (61%) ainda compra imóveis para moradia própria. A pesquisa entrevistou 1.247 pessoas entre os dias 8 e 26 de abril.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Pedro Gil à Veja