As ações da China e de Hong Kong fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas principalmente pelo setor imobiliário. Especula-se que mais medidas de estímulo serão anunciadas durante a semana para reduzir os estoques, aumentar as vendas e flexibilizar as restrições à compra de imóveis.
As incorporadoras imobiliárias chinesas tiveram um desempenho positivo, com um aumento de 7,3% nas ações negociadas na China e de 3,8% nas negociadas em Hong Kong, após algumas cidades terem relaxado as restrições à compra de casas no fim de semana.
Apesar desse cenário otimista, os lucros industriais da China apresentaram queda em março, de acordo com dados oficiais divulgados no sábado, levantando questionamentos sobre a força da recuperação da segunda maior economia do mundo.
Ao final do pregão, o índice de Xangai subiu 0,79%, enquanto o índice CSI300, que engloba as maiores empresas listadas em Xangai e Shenzhen, registrou alta de 1,11%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, também teve uma valorização de 0,54%.
No CSI300, os setores financeiro, de bens de consumo básicos, imobiliário e de saúde apresentaram ganhos variando entre 0,02% e 2,56%.
Em outras bolsas da região:
- O índice Nikkei, de Tóquio, permaneceu fechado.
- Em Seul, o índice KOSPI teve uma valorização de 1,17%.
- Em Taiwan, o índice TAIEX registrou alta de 1,86%.
- Em Cingapura, o índice STRAITS TIMES teve uma leve valorização de 0,06%.
- Já em Sydney, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,81%.
No geral, o clima positivo nos mercados asiáticos foi impulsionado pelas expectativas de estímulo no setor imobiliário, apesar das preocupações com os lucros industriais na China.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Terra