O mercado de aluguel no Brasil está em ascensão, com cerca de 20% da população residindo em imóveis alugados, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelados na Síntese de Indicadores Sociais (SIS) de dezembro de 2023. Desde o início da análise em 2016, essa tendência tem se fortalecido continuamente.
Este aumento na demanda por locação de imóveis tem gerado um impulso significativo para o mercado de Seguro Aluguel. Na Tokio Marine, uma das principais empresas deste setor, o Seguro Aluguel tem registrado um crescimento exponencial nos últimos anos, atingindo números de três dígitos.
Apenas em 2023, a empresa experimentou um crescimento de quase 170% em comparação com o ano anterior, alcançando um faturamento de mais de R$ 154 milhões. Desde seu lançamento em 2019, o produto acumulou 82 mil apólices emitidas e gerou um faturamento total de R$ 348 milhões.
Atualmente, a Tokio Marine possui mais de 34 mil contratos vigentes deste seguro, abrangendo mais de 780 cidades em todo o país. Magda Truvilhano, Superintendente de Produtos RD Massificados da Tokio Marine, atribui a expansão do Seguro Aluguel no mercado brasileiro a uma combinação de fatores.
“Além da maior demanda por imóveis para locação nos últimos anos, essa modalidade de garantia é livre de burocracia e mais ágil, dispensando a figura do fiador ou pagamento caução, o que facilita o processo de locação para todos os envolvidos. A opção pelo Seguro Aluguel ocorre pelas vantagens para o proprietário, que tem assegurado o pagamento durante toda a vigência do contrato em caso de inadimplência, e para o inquilino, que não precisa recorrer a um fiador ou fazer um depósito antecipado como garantia”, explica.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Verônica Macedo à BRNews