As vendas de novas residências para famílias nos Estados Unidos ganharam impulso em março, superando os números revisados para baixo de fevereiro. Esse crescimento foi impulsionado pela persistente escassez de casas usadas no mercado. No entanto, o aumento das taxas hipotecárias pode apresentar um obstáculo ao ritmo de expansão.
De acordo com o Departamento de Comércio, as vendas de casas novas aumentaram significativamente em 8,8% no último mês, alcançando uma taxa anual ajustada sazonalmente de 693.000 unidades. Este é o nível mais alto desde setembro do ano passado. Vale ressaltar que os números de fevereiro foram revisados para baixo, situando-se em 637.000 unidades, em comparação com as 662.000 unidades anteriormente relatadas.
Economistas consultados previam um aumento para uma taxa de 670.000 unidades, destacando a superação das expectativas. As vendas de casas novas desempenham um papel crucial no mercado imobiliário, sendo contabilizadas no momento da assinatura do contrato. Embora possam apresentar volatilidade mensal, em março, as vendas aumentaram em 8,3% na comparação anual.
Enquanto o mercado imobiliário continua a ser impulsionado pela escassez de casas usadas disponíveis para venda, o aumento das taxas de hipoteca está impactando a acessibilidade. A taxa média da hipoteca de 30 anos subiu acima de 7%, segundo dados da Freddie Mac, em meio a relatórios sólidos sobre o mercado de trabalho e a inflação. Esses dados sugerem que o Federal Reserve pode adiar um corte de juros planejado para este ano.
Alguns economistas expressam ceticismo em relação à redução dos custos dos empréstimos pelo banco central dos EUA em 2024, destacando incertezas sobre o cenário econômico futuro.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Infomoney