O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o governo federal vai investir R$11,6 bilhões para a construção de 112,5 mil moradias nas modalidades Rural e Entidades do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A iniciativa tem como objetivo oferecer moradias para cerca de 440 mil pessoas.
Serão construídas 75 mil unidades rurais, destinadas a comunidades tradicionais como quilombolas e povos indígenas, além de 37 mil moradias para Entidades MCMV, incluindo ONGs e movimentos sociais de moradia. As habitações estarão na Faixa 1 do programa, para famílias com renda até R$2.640 mensais, com o governo subsidiando 95% do valor dos imóveis.
A prioridade será dada a famílias lideradas por mulheres e aquelas que vivem em áreas de risco. Beneficiários do Bolsa Família e BPC terão isenção. O governo também pretende utilizar imóveis da União desocupados ou ocupados por movimentos sociais para acelerar a construção.
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, destacou que as moradias construídas por meio do MCMV Entidades têm qualidade superior, com casas maiores e equipamentos melhores, incluindo elevadores.
O prazo para a contratação das propostas selecionadas é de 180 dias a partir da publicação da portaria. A meta é entregar 38 mil moradias até 2026, com 16 mil previstas para entrega ainda este ano.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Estadão