Após as festividades de réveillon, os brasileiros voltam sua atenção para as dívidas do ano novo, incluindo o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), obrigatório para proprietários de imóveis no país. Atualmente, o IPTU pode ser pago em cota única ou em até 12 parcelas, com descontos de até 20% para quem opta pelo pagamento à vista em algumas capitais.
O banco para condomínios CondoConta realizou uma análise dos editais e compilou as condições oferecidas pelas capitais brasileiras para identificar os maiores descontos disponíveis. Embora em muitas cidades o prazo já tenha expirado, ainda é possível economizar consideravelmente optando pelo pagamento à vista.
Em Rio Branco e Macapá, por exemplo, o desconto pode chegar a até 20%. Já o desconto para quem pagar a cota única em Porto Velho, capital de Rondônia, é de 10%. Confira abaixo a lista de descontos e prazos das capitais em que ainda é possível conseguir o desconto:
Segundo o CEO da fintech, Rodrigo Della Rocca, pagar o IPTU à vista compensa em cidades que oferecem descontos superiores a 10%. No entanto, ele destaca a importância de reservar o valor de forma a não afetar o orçamento mensal. Della Rocca adverte que é essencial avaliar se o pagamento integral não prejudicará o equilíbrio financeiro nos meses seguintes.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Estadão