O mercado imobiliário no Rio de Janeiro iniciou o ano de 2024 com um aumento nos preços dos novos contratos de aluguel, de acordo com o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, divulgado nesta quarta-feira (14/02). Em janeiro, a alta em relação a dezembro foi de 1,63%, elevando o preço médio para R$38,95 por metro quadrado.
Esse aumento representa o 29º mês consecutivo de valorização nos preços de aluguel na cidade, com a última redução observada em agosto de 2021. A alta temporada contribui significativamente para a demanda por aluguéis de apartamentos, especialmente com muitos contratos vencendo no final do ano anterior.
“Um fator que vem colaborando imensamente para o galopar dos preços dos apartamentos de 2 quartos e compactos é a boa rentabilidade que os proprietários vêm tendo com a locação por temporada, seja através de aplicativos como o AirBnb como também pelos meios convencionais. Como a rentabilidade destas locações está alta, muitos proprietários retiram seus imóveis do mercado de locações comum, encarecendo e dificultando a vida de quem efetivamente mora de aluguel, principalmente nos bairros da Zona Sul”, diz Wilton Alves, Diretor de Administração de Imóveis da Sergio Castro, imobiliária carioca com 75 anos de atuação.
Em janeiro, o indicador revelou uma alta acumulada de 17,51% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este aumento mantém-se consistente com os meses anteriores, com os preços oscilando entre 17% e 18% desde março do ano passado. Um destaque notável foi o aumento de 2,07% nos preços dos imóveis de dois quartos em comparação com dezembro. O preço médio do metro quadrado desses imóveis atingiu R$34,48 no último mês.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Victor Serra à Diário do Rio