O Brasil enfrenta um cenário de intensa demanda de procura por imóveis, resultando em um aumento nos preços dos novos contratos de aluguel em todo o país. Christian Dias, assessor turístico, ilustra a crescente procura ao responder prontamente a placas de “aluga-se” e dedicar semanas na busca por um apartamento disponível.
“O problema é que está superfaturado, especialmente nessa data. E aí, para a pessoa que vem só, morar a trabalho, é complicado. Está cobrando caro para todo mundo”, diz.
Os aluguéis de imóveis menores apresentaram o maior aumento no período de 2022 a novembro de 2023, com um aumento geral em novos contratos. No país como um todo, houve um aumento expressivo de 16% nos aluguéis nesse intervalo de tempo, superando significativamente o índice oficial da inflação e o IGP-M, com este último registrando variação negativa. Entre as capitais, Goiânia liderou o aumento, seguida por Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.
A engenheira Izabella Simões notou a alta ao procurar um apartamento para alugar na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela só conseguiu se mudar porque vai dividir com duas amigas.
“Deu para perceber que o preço está um pouco maior do que uns dois atrás, quando eu aluguei o atual que eu moro. Dividindo dá para pagar. Sozinha, não dá”, diz.
O aumento da demanda por moradias, evidenciado nas ruas, reflete a escassez de opções de aluguel. A busca por imóveis adequados a preços acessíveis é desafiadora, tanto nas placas de rua quanto em sites e aplicativos.
“Os preços começaram a subir porque a oferta não dava conta disso tudo – chegou ao limite – e a demanda continua aquecida. Então, isso fez com que os preços subissem, que é esse momento que a gente está vivendo agora”, explica Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi-RJ.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Jornal Nacional