Uma pesquisa realizada pelo grupo Sienge em parceria com o Grupo Prospecta apontou os principais segmentos do mercado imobiliário para 2024 de acordo com seus entrevistados. O levantamento também buscou compreender a percepção dos empreendedores a respeito da conjuntura econômica atual e perspectivas para o mercado imobiliário este ano.
Quem foram os participantes da pesquisa?
A pesquisa contou com a participação de profissionais voltados para o mercado imobiliário, distribuídos nas áreas de Incorporação, Construtora, Loteamento e Desenvolvimento Urbano, Intermediação Imobiliária, Consultoria/Pesquisa/Prestação de Serviços, entre outras.
Em que momento da curva o mercado imobiliário se encontra?
Questionados sobre o atual momento do setor, 48% dos entrevistados acreditam que o mercado imobiliário está em uma retomada lenta, 26% dizem estar em um período de estabilização, 14% relataram observar uma retomada com crescimento elevado e apenas 12% disseram que o setor está em declínio/recessão.
Quais são os principais segmentos do mercado imobiliário para 2024?
- 52% dos participantes disseram que o Minha Casa, Minha Vida será o principal segmento do mercado imobiliário em 2024;
- 18% apostam em Residenciais Verticais;
- 7% em loteamentos;
- 6% em Residencial 2ª residência;
- 5% em Comunidades Planejadas;
- 5% em Edifícios Corporativos.
Pretende empreender ou realizar novos investimentos em 2024?
89% dos participantes tem a intenção de realizar novos investimentos neste ano. Entre esse grupo:
- 49% investirá em Residencial Vertical;
- 10% em Loteamentos;
- 8% Casa/Residencial Horizontal;
- 8% Residencial 2ª Residência;
- 5% em Comunidades Planejadas.
Quais são os aspectos considerados fundamentais para o desenvolvimento do mercado imobiliário?
Dentre os 10 itens citados como fundamentais para o setor, destacam-se:
- Juros com tendência de queda: De alta importância para 84%, média importância para 16%;
- Disponibilidade de crédito bancário: 76% consideraram de alta importância, 21% média importância e 3% baixa importância;
- Informações detalhadas no mercado: 75% disseram ser de alta importância, 24% de média importância e 1% de baixa importância;
- Índice de inflação: 75% consideram esse aspecto de alta importância, 23% de média importância e 3% de baixa importância.
Qual é a maior dificuldade no mercado imobiliário?
A burocracia na aprovação de projetos e licenças é a maior dificuldade para 12% dos entrevistados, assim como o acesso ao crédito (12%), seguido do funding (12%) e mão de obra qualificada (10%).
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de Sienge