No último trimestre de 2023, o mercado de condomínios logísticos no raio de até 120 km da cidade de São Paulo apresentou um notável crescimento, com um aumento de 25,5% no volume absorvido em comparação com o mesmo período de 2022. Este desempenho contribuiu para que a absorção bruta encerrasse o ano com uma variação positiva de 2,1% em relação ao acumulado de 2022, superando o recorde estabelecido em 2021.
Os dados são provenientes da Pesquisa e Análise do Mercado de Condomínios Logísticos, conduzida trimestralmente pelo Secovi-SP em colaboração com a CBRE.
No último ano, a manutenção de um novo estoque controlado impactou nas entregas, resultando em uma queda de 1,1 ponto percentual na taxa de vacância nos últimos 12 meses. Isso indica uma diminuição na disponibilidade de área para ocupação. A absorção bruta alcançou 2,8 milhões de metros quadrados, representando um aumento de 10,4% em relação a 2022.
Esse resultado foi influenciado, em parte, pelo crescimento da participação de empresas 3PL (operadores logísticos terceirizados), que passaram de 23% em 2022 para 40% no último ano. Por outro lado, o setor de comércio (virtual/físico) teve um desempenho inferior, representando 22% da absorção bruta, em comparação com os 27% registrados no ano anterior.
Preço médio
O mercado de locação de condomínios logísticos de classe A/A+ na região metropolitana de São Paulo registrou um aumento médio de 12,0% nos preços de locação ao longo de 2023, seguindo a tendência de alta iniciada em 2020. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento da demanda no comércio eletrônico, levando os operadores logísticos a expandirem suas operações.
Além disso, nos últimos três anos, observou-se uma redução de 6,1 pontos percentuais na taxa de vacância desses condomínios logísticos de alto padrão.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de SECOVI-SP