O Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb divulgou nesta segunda-feira (15) dados sobre o mercado imobiliário em 2023. Belo Horizonte lidera as seis capitais analisadas, registrando um aumento expressivo de 22,88% no preço do aluguel em apenas um ano. Outras cidades também enfrentam elevações significativas, como Curitiba (21,03%), São Paulo (9,47%), Rio de Janeiro (14,11%), Porto Alegre (13,83%) e Brasília (12,23%).
No mês de dezembro, os preços dos imóveis no Brasil registraram um aumento de 1,05% em comparação com novembro, alcançando um valor médio recorde de R$ 33,73 por metro quadrado. Este é o patamar mais elevado desde o início da pesquisa em 2019. O segmento de imóveis de dois e três quartos foi o principal impulsionador desse resultado, apresentando aumentos expressivos de 26,17% e 23,8%, respectivamente, ao longo do ano. Já os apartamentos de um quarto também tiveram uma valorização considerável de 14,23% no mesmo período.
Em meio a valores elevados e um mercado em ascensão, os consumidores demonstraram sua habilidade de negociação. Dados revelam que, mesmo com preços robustos, houve espaço para barganhas, com descontos médios de 3% nas transações realizadas em dezembro em Belo Horizonte.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de G1