O mercado imobiliário dos EUA enfrentará desafios em 2024, com altas taxas de juros e temores de uma possível bolha, mas especialistas afirmam que um colapso não é provável no próximo ano. Após um boom durante a pandemia, o mercado passou por uma correção de preços em 2022-2023 devido ao aumento das taxas hipotecárias. Matthew Walsh, economista da Moody’s Analytics, destaca que os estoques permanecem baixos, sugerindo estabilidade apesar das dificuldades previstas.
O especialista em mercado imobiliário, Walsh, afirmou que a probabilidade de um colapso semelhante ao ocorrido após a bolha imobiliária dos anos 2000 é baixa, devido à oferta restrita de imóveis à venda. Ele ressaltou que as execuções hipotecárias estão em um nível historicamente baixo, minimizando os riscos para o mercado habitacional no próximo ano.
No entanto, prevê meses difíceis em 2024 devido às taxas de financiamento imobiliário fixo de 30 anos, ainda acima de 7%, afastando potenciais compradores. Apesar de dois anos de crescimento de dois dígitos nos preços, Walsh alertou que o mercado continua sobrevalorizado, e a acessibilidade está próxima do nível mais baixo em quatro décadas.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de David Wagner à Investing