De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE, a maioria dos moradores do Acre reside em casa própria, sendo 79,7% da população com moradia quitada até 2022. Esse número é superior à média da região Norte (75,2%) e nacional (66%). Na capital, Rio Branco, esse índice atinge 74%. Houve uma ligeira redução em comparação a 2019, onde 81,5% possuíam moradia própria (79,7% quitada e 1,8% pagando).
Atualmente, 0,6% ainda está pagando a casa própria, totalizando 80,3% dos moradores. Em relação às demais modalidades, 12,5% da população paga aluguel, enquanto 4,8% reside em imóveis cedidos por familiares.
Em relação a 2019, a parcela da população que vive em aluguel teve uma redução, saindo de 8,4% naquele ano.
Dormitórios e banheiro
O estudo revelou que 68% das residências no estado do Acre abrigam até dois moradores em quartos utilizados como dormitório, indicando que a maioria possui quartos individuais ou compartilhados com apenas uma pessoa. Além disso, 20% das moradias compartilham dormitório com mais de dois moradores, enquanto 13% têm mais de três ocupantes.
O levantamento também abordou dados relacionados aos banheiros nas residências, mostrando que 49,5% das moradias possuem banheiro exclusivo utilizado por até três moradores. Por outro lado, 35% compartilham banheiro com mais de três pessoas, e 15% não têm acesso a um banheiro exclusivo. Essas informações fornecem insights sobre a distribuição e o compartilhamento de espaços nas residências no Acre.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de G1