O mercado imobiliário de Curitiba encerrou o ano com uma valorização expressiva, superando a taxa de inflação. De acordo com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná, o preço do metro quadrado em apartamentos novos teve um aumento de 11% até setembro, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 5,19% nos últimos doze meses.
O presidente da Ademi-PR, Luiz Gustavo Salvático, destaca o significativo crescimento dos custos da construção civil no último ano. O preço médio do metro quadrado atingiu doze mil reais, e o Volume Geral de Vendas alcançou R$3,7 bilhões, representando um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2022.
Segundo o Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial, o ticket médio do trimestre registrou um crescimento de 0,5%, sendo 2023 destacado como o ano com a terceira maior média desde 2014 nos últimos dez meses. Josue Pedro de Souza, vice-presidente de Lançamentos e Comercialização Imobiliária do Secovi-PR, ressalta que o financiamento é a principal forma de aquisição de imóveis na cidade.
Em outubro, o preço médio dos imóveis adquiridos em Curitiba foi de R$397 mil, e a busca por imóveis como investimento é uma tendência. O Centro continua sendo o bairro mais procurado, representando 10% das negociações de imóveis residenciais, seguido pelo Água Verde, com 6,3%, e Boa Vista, com 4,7%.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Band News Curitiba