Três cidades catarinenses, Itajaí, Itapema e São José, destacaram-se no Índice FipeZAP de 2023, que monitora a variação de preços no mercado imobiliário brasileiro. Na liderança está a Grande Florianópolis, com um aumento significativo de 17,11%, seguida por Itapema com 15,19% e Itajaí com 12,71%.
Todas essas taxas de valorização superaram a inflação, que foi de 5,24%. Os dados do índice são obtidos a partir de anúncios de venda e locação residencial e comercial, refletindo a evolução dos preços dos imóveis no país desde 2010.
Municípios catarinenses, como Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis e Itajaí, continuam a liderar o ranking do metro quadrado mais caro do Brasil, segundo o levantamento realizado pelo FipeZAP. Em março, essas cidades já haviam ocupado as primeiras posições.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, atribui esse destaque ao aquecimento do mercado imobiliário na região nos últimos anos. Ele ressalta que investimentos em qualidade de vida, segurança e mobilidade urbana têm contribuído para a valorização contínua dos imóveis nesses municípios.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Fabio Tarnapolsky à ND+