A consultoria Capital Economics alerta a possibilidade de uma queda nos preços dos imóveis comerciais nos Estados Unidos, que poderia chegar a 40% até o final do próximo ano. Isso está relacionado ao aumento das taxas de juros dos títulos do tesouro americano, com a taxa de 10 anos atingindo recentemente 5%, pela primeira vez desde 2007.
A previsão da Capital Economics é que o yield de 10 anos possa cair para cerca de 3,75% em 2024 antes de subir novamente para 4% em 2025. Esse aumento nas taxas de juros dos títulos está ligado ao fato de que a taxa de juros real neutra, que não estimula nem desacelera a economia, provavelmente é mais alta agora do que no passado, o que manterá os rendimentos dos títulos em níveis mais elevados a longo prazo.
Esses rendimentos mais altos dos títulos têm um impacto no setor imobiliário comercial, levando a taxas de capitalização mais altas, que representam o retorno esperado das receitas geradas por um imóvel. A relação inversa entre taxas de capitalização e preços de imóveis significa que taxas de capitalização mais altas resultam em preços mais baixos.
A Capital Economics prevê um aumento adicional nas taxas de capitalização de aproximadamente 100 pontos-base, atingindo cerca de 5,2%, o que poderia resultar em quedas de valor de mais de 20% no setor imobiliário como um todo. Para escritórios, as taxas de capitalização podem chegar a 6,5% até o final de 2024, levando a uma queda nos preços de pelo menos 40%, uma previsão mais pessimista do que a anterior de uma queda de 35% até o final de 2025.
Especialistas também estão preocupados com os desafios enfrentados pelo setor imobiliário comercial desde as turbulências bancárias no início de 2023, que levaram a um aperto nas condições de crédito. Os bancos estão menos dispostos a emprestar para ativos imobiliários comerciais arriscados e ilíquidos, o que pode resultar em uma onda de inadimplência, uma vez que cerca de US$ 1,5 trilhão em dívidas deverá vencer no setor nos próximos anos.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Yassine Ahram à Investing