A Prefeitura de São Paulo anunciou uma nova medida para estimular a revitalização da região central da cidade. Um decreto foi assinado, estipulando uma subvenção de R$1 bilhão, que corresponde a 25% do valor das obras de requalificação, para empreendimentos localizados no perímetro do programa Requalifica Centro. A ação tem como objetivo atrair investimentos do setor imobiliário para melhorar as condições dos imóveis, tanto residenciais quanto comerciais, na região central.
Para se qualificarem para esse incentivo, os empreendedores e proprietários precisam demonstrar os benefícios que suas obras trarão para o município, de acordo com critérios especificados, e garantir que seus imóveis atendam às categorias de relevância urbanística definidas no decreto.
Cada solicitação de subvenção será avaliada por uma comissão do Executivo, considerando os impactos positivos que cada intervenção terá na cidade. Esta iniciativa faz parte de uma série de incentivos lançados pela Prefeitura para atrair investimentos e promover a revitalização da área central da cidade de São Paulo.
Edifício Renata
O Edifício Renata Sampaio Ferreira, um marco da requalificação urbana no âmbito do Programa Requalifica Centro, obteve recentemente a autorização para uso residencial e comercial, concedida em 18 de outubro. Originalmente destinado a espaços comerciais, o prédio foi transformado em uma versátil combinação de 93 apartamentos, bem como novos espaços destinados a eventos culturais e gastronômicos.
Situado na esquina das ruas Araújo e Major Sertório, nas proximidades do icônico Edifício Copan, o edifício, construído na década de 1950 e com valor histórico, passou por uma restauração que preservou todas as características arquitetônicas originais. As fachadas, notáveis por seus elementos vazados chamados cobogós, que promovem a entrada de luz natural e ventilação nos espaços internos do edifício, também foram cuidadosamente restauradas.
Requalifica Centro
O Programa Requalifica Centro estabelece uma série de incentivos fiscais e edilícios para estimular a requalificação (retrofit) de prédios antigos subutilizados ou abandonados no seu perímetro de atuação.
- Entre os incentivos fiscais estão:
- Remissão dos créditos de IPTU
- Isenção de IPTU a partir da emissão do Certificado de Conclusão de obra
- Aplicação de alíquotas progressivas para o IPTU pelo prazo de cinco anos
- Redução para 2% da alíquota de ISS para os serviços relativos à obra de requalificação (engenharia, arquitetura, construção civil, limpeza, manutenção, meio ambiente)
- Isenção de ITBI-IV aos imóveis objetos de requalificação
- Isenção de taxas municipais para instalação e funcionamento por cinco anos
Projetos aprovados para o requalifica
Edifício Rodrigo Soares
- Rua Aurora, 850
- 122 unidades residenciais
Edifício 7 de Abril
- Rua Sete de Abril, 295
- 282 unidades residenciais
Edifício Rua São Bento
- Rua São Bento, 487
- 7 unidades residenciais
Edifício Taquari
- Avenida Ipiranga, 952
- 120 unidades residenciais
Edifício das Américas
- Rua Riachuelo, 217-221
- 69 unidades residenciais
Edifício Dona Marcha
- Avenida Duque de Caxias, 408
- 86 unidades residenciais
Edifício Chrysler
- Praça da República, 497
- 283 unidades residenciais
Edifício Renata Sampaio Ferreira
- Rua Araújo, 216
- 93 unidades residenciais
Edifício Azaleia
- Rua Araújo, 224
- Serviço de hospedagem e eventos
Edifício Av. Rio Branco
- Avenida Rio Branco, 595
- 23 salas para escritórios
Edifício Virgínia
- Rua Martins Fontes, 185
- 119 unidades residenciais
Para mais informações sobre o Requalifica Centro, acesse a página do Programa
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Estúdio Folha