O mercado imobiliário está passando por transformações significativas desde o fim da pandemia, conforme avaliação da Ademi, que celebra seus 50 anos e destaca a recuperação do setor. Em 2022, havia sinais positivos, incluindo a construção de 27 novos empreendimentos, aproximando-se do patamar de 2012, considerado o auge do mercado imobiliário. O setor de Inteligência do Mercado da Spin estima que as vendas ultrapassaram R$4 bilhões, fechando o ano com 40 mil imóveis à venda.
O presidente da Ademi-Niterói, Bruno Serpa Pinto, ressalta a geração de mais de seis mil empregos diretos e indiretos somente no ano, destacando o papel essencial das empresas do setor imobiliário na responsabilidade social, proporcionando moradia digna e contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
Centro de Niterói na mira
O Centro de Niterói surge como um promissor polo imobiliário, com potencial para a construção de 8 mil novas unidades habitacionais nos próximos 15 anos. A região destaca-se pela presença de comércio, universidades e uma eficiente malha rodoviária, além da estação das barcas. Inspirada na tendência global de revitalização de centros urbanos, a área é projetada para oferecer empreendimentos conectados com as necessidades contemporâneas, como pontos de recebimento de entregas alimentícias, carregamento para carros elétricos e espaços home office.
A localização estratégica, próxima à capital e à Universidade Federal Fluminense (UFF), que tem uma grande comunidade estudantil, torna o Centro de Niterói atrativo não apenas para residentes locais, mas também para moradores do Leste Fluminense em busca de conveniência e redução de distâncias. O valor médio da região também tem chamado a atenção de investidores de médio porte, consolidando o Centro de Niterói como um novo oásis imobiliário em ascensão.
Novo perfil de clientes
Espaços versáteis têm se tornado essenciais para fechar contratos de compra, venda e aluguel. Áreas ao ar livre e apartamentos com varandas ganharam prioridade entre os consumidores, assim como prédios com espaços compartilhados, como coworking, que atendem autônomos, e portarias digitais. A desburocratização também é destacada devido aos avanços nos processos digitais.
Apesar dessas tendências, Icaraí continua sendo o bairro preferido para negócios imobiliários, devido à sua excelente infraestrutura e oferta diversificada de serviços e comércio. A Região Oceânica também cresceu notavelmente, atraindo novos moradores e empreendimentos.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de A Seguir Niterói